O que é a menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

o que é a menopausa

Um momento da vida que todas as mulheres já pensaram em alguma vez na vida e que sem dúvida começa a aparecer com maior frequência nos pensamentos a partir dos 40 anos é a menopausa.

Isso porque, cercado de mistérios, o climatério é um momento de muitas incertezas e dúvidas para a mulher, principalmente por ser popularizada como uma fase extremamente ruim. Quando, na verdade, não é bem assim.

Entenda o que é a menopausa, perca seu medo desse momento e seja feliz.

Mas afinal, o que é a menopausa?

Para responder a pergunta sobre o que é a menopausa é importante que você entenda que toda mulher passa por uma fase fértil em sua vida. Esse momento começa com a chegada da primeira menstruação e se encerra após o último ciclo.

Durante esse momento há a ação de dois hormônios no organismo: estrogênio e progesterona. São eles que permitem a ovulação e a menstruação, bem como regularizam também a gravidez.

Na pré-menopausa eles começam a oscilar, diminuindo sua concentração no organismo. Por isso é normal haver falhas no ciclo menstrual, bem como encontrar sintomas semelhantes aos da menopausa.

Na menopausa há uma queda abrupta desses hormônios, bem como o útero e os ovários atrofiam devido a sua ausência. Com isso se encerram as possibilidades de a mulher engravidar e também cessa o ciclo menstrual.

Só se pode falar que a mulher está na menopausa quando ela passar 12 meses sem menstruar. Antes disso pode ainda ser o estágio da pré-menopausa.

Quando ela aparece?

Ela aparece normalmente entre os 40 e os 50 anos. Há casos em que ela surge antes dos 40, podendo ser caracterizada como menopausa precoce e há quem ultrapasse os 50 ainda em período fértil.

o que é a menopausa

Quais os seus principais sintomas?

Além de saber o que é a menopausa é importante identificar seus sintomas. Estão entre os principais deles:

  • fogacho (ondas de calor que passam pelo corpo todo, principalmente atingido pescoço e rosto);
  • alterações súbitas de humor;
  • enfraquecimento dos ossos e surgimento da osteoporose ou então presença de osteopenia;
  • ressecamento das mucosas, principalmente do assoalho vaginal;
  • queda de libido;
  • dores de cabeça frequentes;
  • aumento de peso e retenção líquida.

Esses são alguns dos sintomas. Você pode ter todos ou apenas alguns, em maior ou menor intensidade.

Como amenizar os sintomas da menopausa?

Bom, é nítido que os sintomas da menopausa são bastante incômodos, não é mesmo? Em alguns casos podem até mesmo comprometer sua rotina como, por exemplo, em casos de dores de cabeça intensas, em que a pessoa não consegue realizar suas atividades normais.

Por isso é importante amenizar os sintomas, até mesmo para melhorar a sua qualidade de vida.

Uma forma importante de começar é estudar a possibilidade da inserção de terapia de reposição hormonal, principalmente a natural (baixa contra-indicação e efeitos colaterais quase inexistentes). Ela ajudará o seu organismo a interpretar como se estivesse com níveis quase normais de hormônios, amenizando os principais sintomas desencadeados pela menopausa.

Também é possível amenizar através de uma alimentação mais saudável, que auxiliará a diminuir a sensação de inchaço e aumento de peso, bem como evita dores de cabeça provocadas pela ingestão de alimentos gordurosos ou excessivamente estimulantes.

Atividades físicas são altamente recomendadas para evitar as alterações bruscas de humor, depressão e também para fortalecimento muscular, diminuindo as chances de desenvolvimento de osteoporose.

Você já sabia o que é a menopausa e seus principais sintomas? Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe para nós nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×