Aliados: 5 alimentos que previnem a osteoporose

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

alimentos que previnem a osteoporose

A osteoporose é uma das condições clínicas que atingem as mulheres que chegam à menopausa. Por conta das alterações naturais na produção de hormônios femininos, a capacidade do organismo em reter o volume de cálcio necessário para a saúde dos ossos é mais baixa e, consequentemente, a doença pode se desenvolver.

A alimentação pode ser uma grande aliada nessa fase da vida da mulher, por ser capaz de auxiliar no tratamento de muitas condições desenvolvidas após a queda da produção de hormônios. Neste artigo, você vai conhecer os alimentos que previnem a osteoporose e que você precisa colocar no seu cardápio.

1. Leite: fonte rica em cálcio

O leite é um alimento extremamente poderoso e essencial para a alimentação de qualquer pessoa. O motivo? Esse é um produto riquíssimo em cálcio, o nutriente indispensável para o tratamento da osteoporose.

Por ter em sua composição esse nutriente, o leite é a primeira sugestão feita por qualquer profissional da saúde de alimentos que previnem a osteoporose. Se você não é intolerante ou alérgico a esse alimento, é indispensável que você o adicione em sua dieta.

2. Queijos: poderosos derivados do leite

Se o leite é uma fonte poderosa e indispensável de cálcio da nossa alimentação, a situação não seria diferente para os queijos, que são desenvolvidos à base desse produto. Os queijos, dependendo de sua preparação, podem conter até mesmo um volume maior de cálcio em sua composição, por serem considerados mais “concentrados”. Por isso, para quem gosta, o queijo é um dos alimentos que previnem a osteoporose e que não devem faltar no seu dia a dia.alimentos que previnem a osteoporose

3. Iogurte: boa opção com menor concentração de lactose

Outro derivado do leite que entra como importante aliado quando o assunto é combater a osteoporose é o iogurte. O iogurte, além de boas concentrações de cálcio, proteína e até um pouco de vitamina D, é considerado um alimento com menores concentrações de lactose e, portanto, pode ser oferecido para indivíduos que apresentam intolerância à esse tipo de açúcar.

4. Vegetais verde escuros: entram na lista de alimentos que previnem a osteoporose

Não é apenas o leite e seus derivados que fazem a alegria da lista de alimentos que previnem a osteoporose. Para quem não tem o hábito de consumir produtos de origem animal, ou que não podem consumir leite, os vegetais verde escuros são uma ótima alternativa para aumentar o consumo de cálcio na dieta. A couve, o espinafre, a mostarda e a taioba são alguns dos exemplos, assim como o brócolis e a couve de bruxelas podem o ajudar a montar um cardápio rico nesse importante nutriente.

5. Sardinha: rica em vitamina D

A sardinha é um alimento que nem sempre faz parte da lista de favoritos de muita gente, mas ela é uma poderosa arma contra a osteoporose e não é por causa de sua concentração de cálcio. A sardinha é um alimento rico em vitamina D, um nutriente que é responsável por acelerar o depósito de cálcio nas nossas estruturas ósseas, protegendo a sua saúde.

Geralmente, a vitamina D é produzida naturalmente pelo nosso organismo, quando deixamos nossa pele em contato com o sol. Mas contar com a ajuda da alimentação na oferta desse nutriente tão importante nunca é demais, né?

Combater a osteoporose fica muito mais fácil com a ajuda desses saborosos alimentos, não é mesmo? Qual deles já faz parte do seu cardápio? Conta para a gente!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×