Inclua a soja na alimentação e fique longe do colesterol alto

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A soja é um grão muito benéfico para o corpo humano e, por isso, deve ser incluído na sua dieta o mais rapidamente possível. Ela tem vários efeitos positivos no corpo humano, além de ser altamente nutritiva. Nesse artigo, vamos contar como incluir a soja na alimentação, que pode atuar na briga contra o colesterol alto e melhorar a sua saúde.

Continue lendo para saber mais!

Qual a diferença entre o colesterol bom e o ruim?

Antes de falarmos sobre as influências da soja na alimentação e no combate ao colesterol alto, precisamos explicar o que exatamente é esse “colesterol alto” e porque ele é um vilão da nossa saúde.

O tipo de colesterol que é conhecido atualmente como o “colesterol bom” é o chamado HDL (High Density Lipoproteins, em inglês), cuja função é proteger o organismo, recolhendo o colesterol ruim que acaba entupindo vasos sanguíneos, para que ele possa ser eliminado pelo fígado.

Já o colesterol ruim, aquele temido pode todos, é o LDL (do inglês Low Density Lipoprotein), que acaba provocando o entupimento de artérias e sua presença no organismo é aumentada devido a alguns fatores como: péssima alimentação, excesso de peso e sedentarismo.

Por isso, ele acaba gerando problemas como diabetes e pressão alta. O excesso de LDL no sangue, inclusive, gera o acúmulo de placas de gordura nas artérias – o que, por sua vez, aumenta as chances das pessoas sofrerem problemas cardiovasculares.

soja na alimentação

Outra informação muito importante sobre os tipos de colesterol é que o principal componente, o qual, determina o problema do colesterol no organismo é a genética do nosso corpo. Alguém com uma dieta gordurosa, por exemplo, pode ter um nível de LDL baixo no sangue, já que seu corpo pode eliminar o excesso de LDL no sangue de forma adequada – por outro lado, uma outra pessoa pode ter uma dieta equilibrada e ter problemas para eliminar as gorduras do seu corpo, resultando em níveis altos de LDL.

O que vamos explicar nesse texto é como a soja na alimentação pode ter efeitos benéficos no controle dessas gorduras no sangue, quais seus efeitos em relação ao colesterol bom e em relação ao colesterol ruim.

Como a soja na alimentação atua no seu corpo e evita o colesterol alto?

A soja é conhecida por pesquisadores como “o alimento farmácia”, já que se trata de um grão incrível para a saúde do corpo humano. Por exemplo, você sabia que a soja é incrivelmente eficaz no combate aos sintomas mais fortes da menopausa e do climatério? Pois é, remédios feitos a base de gérmen de soja são incríveis para combater o fogacho, secura vaginal e em alguns casos, até mesmo a densidade óssea da mulher pode ser melhorada, apenas com a suplementação feita de soja.

A introdução da soja na alimentação também é muito positiva no combate ao colesterol alto, já que ela possui uma substância conhecida como isoflavona. Essa substância combate a formação da placa de gordura que mencionamos anteriormente – além disso, seus fitosteróis competem com o LDL, diminuindo a sua absorção pelo corpo humano. Por fim, a proteína da soja ainda faz com que os receptores do fígado atraiam a gordura, eliminando com ela uma boa parte de colesterol ruim presente no sangue.

Agora que você já sabe como esse grão pode ser benéfico para seu corpo, que tal incluir a soja na alimentação diária? O recomendado é ingerir pelo menos 100 gramas de soja cozida por dia. Qual sua receita favorita com o grão? Nos conte nos comentários abaixo!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×