Xô menopausa: 5 tratamentos sem contraindicações

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

tratamentos para menopausa

Quando chega a menopausa, é importante pensar em formas de tratamento para essa questão. Apesar de não ser possível retardar ou impedir seu acontecimento, dá para manejar seus sintomas e conseguir mais qualidade de vida.

Ao mesmo tempo, a terapia de reposição hormonal (TRH) sintética não é uma escolha viável para todas as mulheres. Mesmo entre as elegíveis, há aumento do risco de câncer de mama e de ovário.

Por isso, buscar tratamentos para menopausa que sejam sem contraindicações pode ser a melhor saída. A seguir, conheça 5 deles e entenda como cada um funciona.

1. O natural à base de soja é um dos melhores tratamentos para menopausa

A soja — mais especificamente o gérmen de soja — possui estruturas conhecidas como isoflavonas. Elas se assemelham ao estrogênio, um dos hormônios que ficam em baixa quando chega a menopausa.

A partir do consumo dessas substâncias, há uma espécie de reposição hormonal natural, sem contraindicações e que ainda ajuda a prevenir o câncer de mama.

Sendo assim, o tratamento natural à base de soja é uma das melhores opções para lidar com os efeitos e transformações que surgem nessa etapa da vida.

2. A fitoterapia também é uma possibilidade

Outro entre os tratamentos para menopausa é a fitoterapia. Basicamente, ela consiste em utilizar elementos da natureza, como plantas medicinais, e aproveitar suas propriedades para lidar com os sintomas da menopausa.

É um tratamento inteiramente natural e que, inclusive, remete ao que era feito por muitos antepassados.

Com isso, é um processo livre de contraindicações e que pode ajudar muitas mulheres que sofrem com as mudanças desse momento.

3. A acupuntura relaxa e alivia alguns sintomas

A acupuntura é uma técnica da medicina chinesa que utiliza agulhas medicinais colocadas em pontos específicos do corpo.

Ela se baseia no fato de que o organismo é totalmente interligado e que exercer esse tipo de picada garante o tratamento de diversos efeitos, como as ondas de calor ou insônia.

Como cada organismo é único, cada mulher tem pontos específicos estimulados. Por não se tratar de uma técnica invasiva, ela é indicada para todo tipo de pessoa.

4. O shiatsu é outra possibilidade da medicina chinesa

Outra técnica milenar empregada do outro lado do mundo é o shiatsu. Ela corresponde a uma espécie de massagem com pressão em pontos específicos, de modo a aliviar dores e incômodos físicos.

Segue um princípio parecido com a acupuntura, mas usa as mãos em vez da agulha. Além de permitir o alívio de diversos problemas causados pela menopausa, é uma forma relaxante de ter mais qualidade de vida.

5. A ioga e a meditação em geral ajudam com sintomas psicológicos

Algumas vezes, não são os sintomas físicos que incomodam mais, mas sim, os psicológicos. A depressão é apenas um dos fatores que podem surgir diante da menopausa e que compromete a qualidade de vida.

Para lidar com isso, um dos tratamentos para menopausa pode incluir a meditação, de modo a aliviar uma parte do desconforto causado à questão psicológica.

Juntamente disso, a ioga é uma possibilidade igualmente recomendada. Não apenas favorece a concentração, como também melhora a elasticidade do corpo e contribui para evitar o acúmulo de gordura.

Com esses tratamentos para menopausa, é possível driblar as mudanças desse período e manter a saúde e qualidade de vida longe de qualquer efeito colateral. Porém, somente um médico pode precisar qual é o mais indicado para você, então não deixe de consultar um especialista.

Você faz uso ou pretende aproveitar alguma dessas opções? Conte para a gente, aqui nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×