Câncer de mama: a reposição hormonal natural aumenta ou reduz esse risco?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Câncer de mama a reposição hormonal natural aumenta ou reduz esse risco

Quando o assunto é reposição hormonal, existe muita discussão acerca dos riscos de desenvolver câncer de mama, afinal, diversos estudos já associaram a reposição hormonal sintética com a doença.

Diante disso, a reposição hormonal natural tem sido usada como alternativa para mulheres que desejam minimizar os sintomas da menopausa, mas não querem correr riscos ou enfrentar os efeitos colaterais do tratamento sintético.

Mas será que a reposição hormonal natural também influencia no risco de desenvolver tumores? Descubra neste post qual a relação entre este tratamento e o câncer de mama.

O que é reposição hormonal natural?

Durante a menopausa, ocorre uma queda na produção de hormônios femininos que causa desconfortos e aumenta o risco de a mulher desenvolver algumas doenças, entre elas, o câncer de mama.

A fim de compensar esse déficit, existem tratamentos de reposição desses hormônios de forma sintética. No entanto, diversos estudos também os associaram com o aparecimento do câncer de mama. Ou seja, o risco da doença aumentava tanto pela queda dos hormônios femininos decorrente da menopausa como pela sua reposição de forma sintética.

Assim, surgiu a reposição hormonal natural, uma forma de amenizar os sintomas da menopausa sem sofrer os efeitos colaterais ocasionados pela reposição sintética.

A reposição hormonal natural é feita através de um ativo chamado fitohormonio, hormônio produzido pelas plantas e que possui ação similar ao estrogênio no corpo da mulher, podendo compensar o déficit desse hormônio, ocasionado pela menopausa.

Os fitoestrógenos podem ser encontrados em diversos alimentos, como nozes, cereais integrais e, principalmente, na soja.

câncer de mama

Os fitohormonios e o risco de desenvolver câncer de mama

Ao contrário do tratamento sintético, quando a reposição é feita com fitohormonios, não há nenhuma associação com o desenvolvimento de câncer de mama.

É um tratamento seguro que, além de não aumentar o risco de desenvolver a doença, ainda pode ajudar em sua prevenção e tratamento.

Isso porque, além de atuarem de forma similar ao estrogênio no corpo feminino, os fitoestrógenos também possuem ação antioxidante no organismo, inibindo a proliferação de células cancerígenas e neoplásicas.

Tratamento de reposição hormonal natural com soja e o risco de câncer de mama

A soja é um alimento rico em fitohormonios – no caso, as isoflavonas – e por isso é muito utilizada em tratamentos de reposição hormonal natural.

Devido à sua ação similar ao estrogênio, a relação entre as isoflavonas e o câncer de mama foi questionada através de hipóteses de que o seu consumo poderia desencadear o aparecimento da doença.

No entanto, não existe nenhuma comprovação científica que associe as isoflavonas à incidência de câncer de mama. Ao contrário, existe uma série de estudos que relacionam o consumo de soja com a prevenção do câncer, principalmente no Japão, onde o consumo deste grão é bastante comum.

Essa redução no risco da manifestação da doença se daria graças às propriedades antioxidantes das isoflavonas.

Ou seja, não existem evidências de que a reposição hormonal natural aumente o risco de câncer de mama. Na verdade, ele pode ser benéfico para a prevenção da doença ao atuar de forma similar ao estrogênio e por sua ação antioxidante. É um tratamento seguro e que não causa efeitos colaterais. No entanto, seu uso deve ser sempre recomendado e acompanhado por um médico.

Restou alguma dúvida sobre a relação entre a reposição hormonal natural e o câncer de mama? Deixe nos comentários.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×