5 alternativas naturais para a reposição hormonal que você precisa conhecer

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

para a reposição hormonal

Ao chegar próximo da menopausa, muitas mulheres começam a se preparar para a reposição hormonal. É o momento em que os sintomas da pré-menopausa e do climatério começam a surgir e a trazer uma série de problemas para a vida da pessoa.

Porém, muitas delas buscam alternativas naturais para isso, de forma a conseguir resultados positivos na melhora da qualidade de vida por meio de plantas e alimentos. Esse é o seu caso? Então, continue lendo e veja 5 alternativas naturais para a reposição hormonal e conheça seus benefícios.

Por que optar por alternativas naturais para a reposição hormonal?

Por que muitas mulheres utilizam alternativas naturais para a reposição hormonal? Um dos principais motivos é: seus efeitos colaterais são muito menores e mais suaves do que o uso de hormônios sintéticos.

Os medicamentos podem causar uma série de problemas a curto e longo prazo, tais como:

  • inchaço;
  • retenção líquida;
  • potencializa os riscos de surgimento de câncer de mama, útero e ovários;
  • aumento dos riscos de doenças cardiovasculares;
  • hipertensão;
  • náuseas;
  • enxaqueca;
  • fadiga, entre outros.

Para fugir disso e ainda assim conseguir amenizar os sintomas do climatério, pode-se utilizar as alternativas naturais. Outras pessoas também optam por essas substâncias porque têm como filosofia de vida utilizar menos substâncias artificiais em sua vida.

Por fim, há quem realmente não possa utilizar hormônios sintéticos para a reposição hormonal. Estão nesse rol:

  • pessoas que já tiveram câncer hormonodependentes;
  • portadoras de trombofilia e problemas de circulação;
  • triglicerídeos alto;
  • portadores porfiria;
  • quem tenha sangramento vaginal anormal, de causa desconhecida;
  • quem tenha insuficiência hepática.

5 alternativas naturais para reposição hormonal

Se você deseja amenizar ou tratar os sintomas do climatério de forma natural, conheça estas 5 formas alternativas para a reposição hormonal que podem trazer benefícios para a sua vida.

para a reposição hormonal

1. Erva-de-São-Cristóvão

Para quem está em pré-menopausa, pode utilizá-la para aliviar as cólicas menstruais. Ela também contém uma concentração razoável de fitoestrogênios, que auxiliam na redução dos diversos sintomas da menopausa.

Porém, é importante ressaltar que não deve ser usada junto com o tamoxifeno (um dos medicamentos utilizados para reposição hormonal.

2. Agripalma

Ela possui propriedades calmantes e relaxantes, diminuindo a irritabilidade comum causada pela menopausa. Porém, seu uso deve ser feito com cautela, principalmente por aquelas que ainda não entraram no climatério.

Isto porque é uma planta potencialmente abortiva, não podendo ser usada em caso de suspeita de gravidez. Outra restrição é o seu uso junto com remédios antipsicóticos e anti-inflamatórios não esteroides.

3. Ginseng Siberiano

Ela combate a irritabilidade e a depressão, dois problemas bastante incômodos do climatério. Além disso, é afrodisíaco, auxiliando na recuperação da libido (que passa por queda após a menopausa). Para quem também está sofrendo com fadiga e cansaço constante, o ginseng auxilia a aumentar a energia. Ferva 1cm da raiz em 200ml de água e tome uma vez por dia.

4. Salva

Ela é uma importante aliada para o controle das ondas de calor da menopausa, um dos sintomas mais incômodos para as mulheres, principalmente porque levam à problemas do sono, como insônia.

Ela auxilia na regularização dos níveis hormonais e tem uma boa tolerância por parte do organismo. Você pode tomar uma xícara do chá feito com a folha por dia.

5. Gérmen de soja

O gérmen de soja é rico em isoflavonas, um fitormônio importante que auxilia a amenizar os sintomas do climatério. Além disso, seu consumo diminui os riscos de surgimento da osteoporose, auxilia no controle do colesterol e ajuda na prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

O que achou do nosso post de hoje? Deixe seu comentário e veja mais dicas em nosso blog.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×