Reposição hormonal faz mal para o organismo?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

reposição hormonal

Ao chegar a menopausa, muitas mulheres passam a sentir sintomas incômodos: dores de cabeça, ondas de calor, ressecamento de mucosas, perda de libido, entre diversos outros.

Com isso há um certo decréscimo da qualidade de vida da pessoa, principalmente porque muitos deles não só atrapalham as suas rotinas cotidianas, bem como também afetam consideravelmente a autoestima dela.

Como uma alternativa para isso há a oportunidade de realizar a reposição hormonal. Mas há uma coisa a se pensar: ela faz mal para o organismo? Tire suas dúvidas agora.

A reposição hormonal faz mal de fato para o organismo?

A resposta para essa pergunta é: depende. Isso porque não é possível precisar exatamente como cada organismo reage à terapia de reposição hormonal, principalmente quando falamos sobre a sintética.

Isso porque, principalmente essa última que citamos, traz efeitos colaterais para o organismo, tais como:

  • inchaço e retenção líquida;
  • aumento nos riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
  • descontrole da glicemia;
  • propensão no desenvolvimento de câncer de útero e mamas.

Isso não significa que, no uso de hormônios sintéticos, irão ocorrer todos esses efeitos adversos, porém, há esses riscos.

Caso se opte pela reposição hormonal natural os riscos são diminuídos, já que os efeitos colaterais são praticamente zerados.

reposição hormonal

Quais os benefícios que a reposição hormonal pode trazer?

Em compensação, o que a reposição hormonal pode trazer de benéfico para a vida da mulher? Veja alguns dos pontos positivos de se optar por essa terapia:

  • melhora do sono devido à diminuição da insônia;
  • humor mais estável;
  • menos incômodos derivados pelas ondas de calor;
  • diminuição das chances de desenvolvimento de depressão;
  • redução das crises de dores de cabeça e enxaqueca derivadas da menopausa;
  • melhora da qualidade de vida de forma geral.

Com isso percebe-se que há diversos pontos positivos que a opção pela terapia de reposição hormonal pode trazer para a vida da mulher que está sofrendo com os sintomas do climatério.

Por isso é importante considerar que os riscos, principalmente caso se opte por opções naturais para o controle desses mal-estares, são pormenorizados e os ganhos para a vida e saúde da mulher são bem compensadores.

O que deve ser visto antes de começar um tratamento de reposição hormonal?

Porém, mesmo que ocorra chances baixas de riscos, eles existem. E, por isso, é importante que você tome certos cuidados para garantir que a sua saúde não seja afetada.

Antes de começar qualquer tipo de reposição hormonal deve-se seguir esses passos:

  • procure seu médico de confiança para confirmar que há um quadro de menopausa ou pré-menopausa;
  • relate os sintomas que sente e que estejam prejudicando sua vida;
  • informe seu histórico familiar, para que possa descartar qualquer tipo de alteração que gere contraindicação imediata para o uso de hormônios, principalmente sintéticos (por exemplo, no caso de mulheres que tiveram tumores hormonodependentes ao longo de sua vida);
  • realize os exames de rotina indicados pelo seu médico a fim de descartar qualquer alteração que possa estar provocando os sintomas, bem como atestar que realmente o climatério chegou;
  • acompanhe as indicações oferecidas pelo profissional e siga-as da forma que ele solicitar;
  • relate qualquer tipo de alteração que ocorrer durante o tratamento de reposição hormonal, bem como não deixe de realizar o acompanhamento.

Dessa forma você terá certeza de que os riscos serão minimizados ao realizar a terapia de reposição hormonal, independentemente da escolha, garantindo uma melhor qualidade de vida em um momento tão importante na vida da mulher.

Continue acompanhando nosso blog e esclareça todas as suas dúvidas sobre a chegada da menopausa!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×