Quais os principais efeitos da menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

efeitos da menopausa

Não existe dúvida alguma sobre quanto a menopausa é uma das fases mais desafiadoras — biologicamente falando — da vida da mulher. São muitas as mudanças que a maioria das pacientes nessa etapa enfrentam e, por isso, a ajuda de profissionais e até mesmo da família pode ser essencial para conseguir passar com tranquilidade por ela.

Mas se você está se aproximando dessa fase e não sabe o que esperar, que tal conferir este artigo que apresenta os principais efeitos da menopausa na vida da mulher?

As ondas de calor são os efeitos da menopausa mais conhecidos

Sem sombra de dúvidas, um dos efeitos da menopausa mais conhecidos e divulgados é a chegada das ondas de calor — também chamadas de fogachos. As ondas de calor são uma consequência natural da alteração térmica causada no organismo feminino, por conta da queda da produção de hormônios nessa fase da vida da mulher.

Elas surgem de maneira aleatória e podem ser de difícil controle, trazendo desconfortos (mais nenhum risco) para a paciente.

Oscilações de humor são constantes

Outro dos efeitos da menopausa que são fáceis de observar nas pacientes que chegam nessa fase da vida são as oscilações de humor. Não apenas a queda do bom humor, chegando inclusive a níveis de depressão, mas também a euforia podem ser observadas nessas pacientes que enfrentam a queda de produção hormonal nessa fase da vida.

efeitos da menopausa

Queda da libido pode ser uma consequência

O avanço da idade pode interferir significativamente na qualidade de vida sexual da mulher. A falta de conforto com o próprio corpo pode ser uma das causas, entretanto, a menopausa tem participação importante nesse sintoma.

A queda de produção hormonal pode causar uma diminuição no desejo sexual da mulher, influenciando muito na sua disposição para manter essa parte importante da vida ativa.

Piora da qualidade do cabelo, pele e unhas é observado

Você tem percebido que sua pele anda sem brilho, seus cabelos menos sedosos e mais secos e as suas unhas estão mais quebradiças? Apesar de tudo parecer ser um sintoma de descuido com a imagem, a queda da qualidade desses tecidos cutâneos também é um dos efeitos da menopausa, visto que os hormônios femininos em baixa têm grande responsabilidade na manutenção dessas células.

Ganho de peso com facilidade pode ser uma consequência

Sim, a queda do metabolismo corporal é um dos efeitos da menopausa. Por isso, naturalmente, o ganho de peso pode ser mais uma das consequências indesejadas dessa fase da vida. É claro que o controle da ingestão de calorias pode auxiliar a controlar os quilinhos extras, mas é natural que as mulheres nessa fase enfrentem algumas mudanças na balança, mesmo com todos os esforços para emagrecer.

Ossos e musculatura mais frágeis também podem aparecer

Cuidar da saúde dos ossos e dos músculos é importante para a mulher que chega na menopausa, visto que essas duas estruturas corporais estão mais frágeis por conta da queda de produção de hormônios femininos. Por isso, além da ingestão alimentar correta, é preciso garantir fortalecimento das estruturas com a ajuda de exercícios e, é claro, da reposição hormonal.

A menopausa pode ser uma fase de muitos efeitos, mas todos são controláveis com a ajuda da reposição hormonal. O que você tem feito para enfrentar essa fase natural da sua vida? Conta para a gente e compartilhe suas experiências!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×