Reposição hormonal: conheça os produtos naturais mais indicados

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

reposição hormonal

O termo reposição hormonal é bastante comum no dia a dia das mulheres que se aproximam da faixa etária dos 50 anos. Com a proximidade da época do climatério e dos sintomas tradicionais da menopausa, é natural que a preocupação com a reposição dos hormônios em baixa seja uma temática recorrente no dia a dia da mulher.

Como o assunto reposição hormonal também pode ser polêmico — afinal, existem muitos especialistas e pacientes que são contra o uso de compostos sintéticos para minimizar os sintomas — a conversa sobre tratamentos naturais tem ganhado cada vez mais espaço nos consultórios médicos.

Para você chegar na sua próxima consulta com seu médico preparada para lidar com esse assunto, que tal conhecer alguns dos produtos que são os mais indicados para uma reposição hormonal natural?

Fito hormônios para reposição hormonal

Muito provavelmente o produto mais indicado por qualquer profissional da área da saúde, para uma paciente que queira fazer um tratamento de reposição hormonal natural são os fito hormônios — especialmente aqueles à base de soja.

Fito hormônios são desenvolvidos a partir de alguma planta, erva ou alimento medicinal e que garantem efeitos satisfatórios como de um medicamento sintético, porém sem os riscos associados aos tratamentos convencionais.

Os fito hormônios de soja são os mais indicados para a reposição hormonal por conta de sua concentração de isoflavona, um análogo dos hormônios femininos que pode ajudar no controle de sintomas.

reposição hormonal

Alimentos ricos em cálcio, ferro e fibras

Na menopausa existe um risco relativo de queda de absorção de nutrientes como o cálcio e o ferro, que são essenciais para a manutenção da saúde da mulher. Para auxiliar em um tratamento natural, que ajude a mulher a se recuperar dos sintomas associados a essa fase da vida, a ingestão de alimentos ricos nesses nutrientes pode ser importante. Por isso, derivados de leite, carnes magras, vegetais ricos em proteínas e outros alimentos são produtos indicados por especialistas da área da saúde.

Junto com esses alimentos, a ingestão de produtos ricos em fibras alimentares pode ajudar na melhora da qualidade de vida desses indivíduos.

Chás relaxantes, antioxidantes e diuréticos

Os chás são bebidas com efeitos importantes para manutenção da saúde de diversos pacientes, inclusive das mulheres com menopausa. Por isso, para complementar um tratamento de reposição hormonal os chás relaxantes, antioxidantes e diuréticos podem ser uma boa pedida para devolver qualidade de vida e bem-estar para essas mulheres.

Os produtos naturais utilizados para um tratamento de reposição hormonal alternativo, mesmo que não ofereçam risco para a saúde, devem ser indicados por um profissional médico que já acompanha a paciente nessa etapa da vida. Por isso, consulte seu ginecologista sobre todas as opções.

Frutas, vegetais e alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes

Quanto mais natural a alimentação da mulher na menopausa for, melhor o organismo dela vai se adaptar a essa fase da vida. Por isso, investir no consumo de alimentos ricos em vitaminas e, principalmente, antioxidantes, pode auxiliá-la a minimizar os desconfortos causados pela queda da produção hormonal e, é claro, melhorar a sua qualidade de vida.

Por isso, coma sempre muitas frutas, vegetais e outros alimentos ricos nesses ingredientes.

Quais desses métodos você já testou? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×