Tratamento hormonal alternativo: funciona mesmo?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

 tratamento hormonal

Toda mulher, em algum momento da vida madura, vai enfrentar algum sintoma metabólico relacionado com a menopausa. Ondas de calor, oscilações de humor, sensação de cansaço, queda da libido e ossos mais fracos são apenas alguns dos vários sintomas relacionados com essa fase da vida.

A melhor maneira de controlar — e por muitas vezes encerrar esses sintomas — é realizar um tratamento hormonal. Existem os tratamentos tradicionais, feitos com hormônios sintéticos e que substituem a queda dos hormônios naturais, e os tratamentos naturais, feitos com medicamentos fitoterápicos específicos.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre tratamento hormonal alternativo, feito com os medicamentos naturais. Será que ele funciona mesmo?

No que consiste o tratamento hormonal alternativo?

O tratamento hormonal alternativo, também chamado de tratamento hormonal natural, consiste na utilização de um medicamento fitoterápico, feito a partir de compostos naturais (como ervas, plantas e alimentos) para controlar os sintomas de algum distúrbio hormonal.

No caso da menopausa, o distúrbio hormonal a ser tratado é a queda da produção de hormônios femininos, que pode levar ao desenvolvimento dos sintomas indesejados descritos na introdução desse artigo. O tratamento hormonal alternativo, portanto, entra como uma solução para repor essa queda.

 tratamento hormonal

Por que a soja é o alimento utilizado na produção desses medicamentos?

O tratamento hormonal alternativo realizado durante a menopausa é feito com a ajuda de medicamentos desenvolvidos à base de soja. A soja é uma leguminosa muito valorizada pela medicina moderna por conta de suas características nutricionais, classificada inclusive como um superalimento. O motivo de tanta valorização da soja pela medicina é a sua grande concentração de um composto nutricional conhecido como isoflavona.

A isoflavona de soja é um composto reconhecido cientificamente como um similar natural dos hormônios femininos e que, portanto, auxiliariam na reposição dos níveis em queda na menopausa.

Como ele funciona?

Os medicamentos feitos à base de isoflavona de soja são muito simples de ser utilizados e de compreender sua ação no organismo. Sua ingestão, primeiramente, é feita através de cápsulas com concentrações altas desse composto, que são suficientes para repor a queda de produção de hormônios femininos.

A sua ação, em seguida, é uma consequência da capacidade do organismo feminino em compreender que a isoflavona pode atuar no corpo como um hormônio natural — assim como acontece com o tratamento sintético. O benefício oferecido por esse tipo de tratamento é a ausência de riscos ou efeitos colaterais.

É preciso prescrição médica para fazer esse tipo de tratamento?

Assim como qualquer outro tipo de tratamento para sintomas da menopausa, o tratamento alternativo deve sim passar por uma aprovação médica e, portanto, deve ser prescrita pelo ginecologista responsável pelo tratamento da paciente — mesmo sendo uma opção natural.

Portanto, se você se interessou por realizar um tratamento hormonal alternativo, apresente a opção para seu médico e busque sua opinião.

O tratamento hormonal alternativo funciona de verdade, como um tratamento sintético realizado nessa fase da vida da mulher. Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Já fez uso desse tratamento e tem outras opiniões? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×