Reposição hormonal e incidência de câncer: o que é verdade e o que é mentira?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa-Reposicaoo-hormonal-e-incidencia-de-cancer-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mentira

Muito utilizada há alguns anos, a terapia de reposição hormonal na menopausa hoje não se mostra tão benéfica quanto antes se pensava que ela fosse. Isso se deve principalmente a estudos que buscam uma relação entre essa reposição hormonal e a incidência de câncer. Mas o que é verdade e o que é mentira sobre esse assunto? Continue lendo e veja o que você precisa conhecer sobre esse assunto.

Há ligação entre o câncer de mama e a reposição hormonal?

Verdade. Pesquisadores do Kaiser Permanent Center for Health Research, em Oregon, analisaram a progressão do aparecimento de casos de câncer de mama nos Estados Unidos em casos de 1980 a 2006 e constataram que existe ligação entre o surgimento da doença e o uso da reposição hormonal.

Basicamente, duas características pautam a conclusão: a primeira é que o número dos casos de câncer de mama aumentou com o uso de hormônios nos anos 80 e 90; e a segunda é que o número de casos caiu com a redução do uso desse tratamento a partir de 2002.

Embora não seja possível afirmar que a reposição foi o único fator responsável pelo câncer, existe, sim, uma relação entre o tratamento e a doença.

É possível usar o tratamento de maneira prolongada sem expor-se a riscos?

Mentira. Justamente por causa dessa relação entre o câncer de mama e a reposição hormonal é que quanto maior for o tempo de tratamento, a mais riscos a paciente estará exposta. Quando a paciente utiliza o tratamento ora citado por mais de cinco anos, as chances de que um quadro de câncer de mama seja desenvolvido também aumentam.

Os pesquisadores, inclusive, recomendam que esse tipo de tratamento seja feito apenas de maneira pontual porque os benefícios em longo prazo são totalmente encobertos pelos riscos.

reposição hormonal

Doses maiores não aumentam o risco de incidência de câncer?

Mentira. Além do tempo, quanto maior for a dose de hormônios desse tipo de terapia, maiores são as chances de que o câncer apareça. Isso acontece porque doses muito maiores causam um impacto muito forte no organismo, o que tem potencial de fazer com que as células cresçam de maneira anormal e isso pode originar tumores diversos.

Esse problema de superdosagem pode acontecer quando a mulher se medica por conta própria ou então quando o médico indica uma dosagem maior do que a necessária.

O tratamento natural é seguro em relação à incidência de câncer?

Verdade. Diferentemente do que acontece com a terapia de reposição hormonal tradicional, o tratamento natural é seguro, inclusive em relação à incidência de câncer.

Quando é feito de maneira natural, inclusive, o tratamento pode ajudar a prevenir o aparecimento de câncer de mama porque suas substâncias atuam como substitutas preferenciais do estrógeno nos receptores das células.

O fato de ser natural também permite que o tratamento seja usado em longo prazo sem que haja prejuízos para o organismo. O resultado é que a mulher ultrapassa o período da menopausa de maneira mais facilitada e sem colocar a saúde em risco.

A terapia de reposição hormonal e a incidência de câncer possuem uma relação comprovada estudos científicos. Essa incidência se torna tão mais grave quanto maior for a dose ou o tempo de exposição e por isso é preciso buscar alternativas, como o tratamento natural de reposição. Dessa forma, além de garantir mais qualidade de vida você também protege sua saúde em um momento como a menopausa.

Quais são suas dúvidas sobre o assunto? Não deixe de comentar e de participar.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×