5 erros que todas as mulheres cometem em reposição hormonal

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A reposição hormonal é importante para devolver saúde e qualidade de vida a mulher que está começando a entrar na menopausa. Porém, por não ser um tema ainda muito difundido – já que muito se acredita, no senso comum, que a mulher deve aceitar os sintomas do climatério sem reclamar ou fazer algo para amenizá-los -, pouca informação é divulgada sobre o tema. Os resultados são diversos erros que muitas – ou quase todas as – mulheres cometem por falta de conhecimento sobre a reposição hormonal.

Se você está querendo começar a sua terapia ou se nunca tinha ouvido falar direito em reposição hormonal, confira nosso post e descubra quais são os cinco erros que todas as mulheres cometem nesta hora e veja como evitá-los.

1. Não acreditar na reposição hormonal natural

Muitas mulheres acreditam que apenas o hormônio sintético é eficaz no organismo, por, teoricamente, ser mais “forte e concentrado” do que a terapia natural. Em primeiro lugar, a reposição hormonal natural é tão eficaz quanto a sintética, já que o organismo reconhece os fitohormônios absorvidos tais como os produzidos pelo próprio corpo. Segundo que, ao tomar as versões isoladas e naturais do fitohormônio, a concentração é a mesma de uma reposição sintética, com a vantagem de que os produtos a base de soja não causam efeitos colaterais severos, como os estrogênios sintéticos fazem.

2. Achar que a reposição hormonal sintética é a mais segura

É uma espécie de desdobramento do item anterior. As pessoas muitas vezes não optam pela reposição natural porque acreditam que a reposição sintética, por ser mais “próxima” do hormônio natural, seria mais segura em relação a sua eficácia.

O problema é que, pesquisas apontam que o uso de hormônio artificial pode causar sérios problemas como alterações no cérebro, perda de memória e até mesmo surgimento de câncer de mama e de ovário.

3. Não começar por achar que vai engordar

Muitas mulheres, com medo de perderem a beleza, não começam a reposição hormonal por medo de engordarem com os hormônios. No caso da reposição hormonal natural, não há retenção líquida. Isto porque, como é um alimento natural que libera uma substância semelhante ao estrogênio natural, ele não interfere no metabolismo e nem acarreta em efeitos colaterais que causem danos à saúde.

reposição hormonal

4. Não fazer qualquer exame antes de começar a reposição

Seja natural ou sintética, é imprescindível que a mulher procure um médico e faça os exames de rotina pré-climatério antes de qualquer reposição hormonal: mamografia, citologia oncótica-hormonal, ultrassom transvaginal, hemograma, etc.

Esses exames asseguram de que a sua saúde está em perfeitas condições e que você está apta a começar uma terapia neste momento. Caso contrário, dependendo do problema encontrado, é melhor esperar tratar antes de começar a reposição.

5.  Fazer a reposição sem continuidade

Algumas mulheres, que fazem reposição hormonal sintética ou natural, cometem o erro grave de tomar sem continuidade o medicamento: tomam alguns comprimidos e param, depois retornam, etc. Isso faz com que a reposição perca a eficácia. Isto porque o organismo precisa de um tempo de uso contínuo para começar a passar pelas mudanças benéficas para reduzir os efeitos e sintomas da menopausa.

Por isto, é preciso que você faça uso das substâncias da forma correta para que ocorra realmente a eficácia real.

E você, já começou algum tratamento de reposição hormonal? Já cometeu algum desses erros? E então, aprendeu algo com este texto? Conte sua experiência para nós nos comentários.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×