Quanto custa uma terapia de reposição hormonal?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

terapia de reposição hormonal

Os sintomas da menopausa podem atrapalhar a qualidade de vida de muitas mulheres já por volta dos 45 anos. As mudanças são significativas, tanto no corpo quanto no estado emocional. Diante desse quadro, as mulheres têm buscado soluções para que esse período de transição não seja tão sofrido.

Você já ouviu falar na terapia de reposição hormonal? Ela pode ser a solução para quem está sofrendo com os sintomas causados pela menopausa. Continue a leitura deste post para saber mais informações a respeito desse tratamento!

O que é a terapia de reposição hormonal?

A terapia de reposição hormonal é um tipo de tratamento que proporciona às mulheres um alívio no que se refere aos sintomas incômodos da menopausa. Dentre eles, o cansaço excessivo, a queda de cabelos, dores de cabeça, a insônia, irritabilidade, a falta de lubrificação na vagina (e consequentemente a falta de libido). Serve ainda para as conhecidas (e intimidantes) ondas de calor.

Os hormônios usados podem ser sintéticos ou naturais, com grande semelhança aos que são produzidos pelo organismo feminino. É válido salientar que a diminuição da produção hormonal relacionada à menopausa favorece o surgimento de enfermidades como a osteoporose e outras doenças, como as cardiovasculares e a depressão, que podem ser prevenidas com o tratamento.

Como essa terapia funciona?

São utilizados medicamentos que atuam na reposição dos níveis dos hormônios progesterona e estrogênio, que normalmente sofrem diminuição na produção — desde o período do climatério até a menopausa, por volta dos 50 anos de idade.

A terapia de reposição hormonal pode ser feita durante um período de 2 a 5 anos. Esse tempo varia para cada mulher. Pode ser realizada por meio de comprimidos ou da utilização de adesivos sobre a pele. É conveniente dizer que, com esse tratamento, o processo da menopausa não será interrompido: os benefícios estão apenas na atenuação dos sintomas, que podem ser aliviados em grande parte, e para a prevenção de doenças.

Durante a menopausa, considera-se corriqueiro o aumento de gordura na região abdominal da mulher. Isso não se trata de uma consequência do tratamento de reposição hormonal.

Todo o tratamento apresentará resultados mais eficazes se juntamente a ele forem introduzidas mudanças que favoreçam uma vida mais saudável, como a adoção de bons hábitos alimentares e a prática e exercícios.

terapia de reposição hormonal

Existem contraindicações?

Em algumas situações muito específicas a terapia de reposição hormonal deve ser evitada. Por exemplo, para pacientes que tenham câncer de mama ou câncer de endométrio; pacientes que já sofreram infarto ou AVC; pessoas com trombose venosa profunda ou distúrbios da coagulação sanguínea; pacientes com lúpus eritematoso sistêmico ou porfiria.

Em qualquer caso, a terapia de reposição hormonal deve ter o acompanhamento regular de um ginecologista, de modo que as doses sejam ajustadas com o tempo de tratamento.

Quanto custa uma terapia de reposição hormonal?

Os valores de uma terapia de reposição hormonal podem variar de acordo com as indicações dos medicamentos feitas pelo médico. Os preços dos medicamentos podem variar de R$ 45,00 a R$ 110,00, mais ou menos.

Recentemente, segundo uma matéria estampada no site do Governo do Brasil, foram aprovados medicamentos genéricos pela ANVISA, para que mais pessoas tenham acesso aos tratamentos.

A terapia de reposição hormonal é importante e deve ser levada a sério. Consulte o seu médico para saber mais informações. O que achou de saber mais sobre o tratamento? Dê a sua opinião ou faça um comentário aqui no blog.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×