Como criar um bom ambiente para meditar em casa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Como criar um bom ambiente para meditar em casa

Montar um ambiente para meditar em casa é uma boa estratégia para quem precisa relaxar mais e estabelecer uma rotina mais tranquila para seus dias. Por isso, se você não acredita ter talento para criar um espaço tão único e especial no lugar que mora, não se preocupe! Esse artigo vai lhe ajudar. Você vai perceber que com poucas dicas e quase nenhum esforço é possível encontrar um cantinho de meditação praticamente pronto na sua casa. Venha conferir!

Escolha um local confortável

Para conseguir meditar em casa é preciso, antes de tudo, compreender a importância do conforto desse ambiente preparado exclusivamente para você se concentrar e relaxar. Quando você opta por escolher um local que nem mesmo aparenta transmitir conforto, sua capacidade de conseguir se desligar de absolutamente tudo e meditar é baixíssima.

Por esse motivo, tenha em mente que o local de meditação deve ser aquele cantinho da sua casa que você considera o mais confortável e calmo possível (e não vale ser a sua cama!).

Pense na iluminação do ambiente

Apesar de parecer, inicialmente, que locais mais escuros são ideais para quem pretende meditar, a falta absoluta de luz, na verdade, dificulta o seu processo de concentração nessa atividade. Meditar não é dormir, mas sim se desligar do universo em que você se encontra, porém, sem perder a consciência do seu próprio corpo.

Por isso, opte por um lugar que tenha uma iluminação confortável – nem muito intensa, nem completamente apagado. Geralmente um local escuro iluminado com algumas velas ajuda a formar o ambiente ideal.

meditar em casa

Prefira locais tranquilos e sem barulho

Para se concentrar ao meditar em casa, é claro que você precisa de locais completamente tranquilos e sem nenhum tipo de barulho. Por isso procure um canto da sua casa que seja longe de janelas voltadas para ruas movimentadas ou para ambientes da sua própria residência que são naturalmente barulhentos (como a cozinha ou a sala de TV). Quanto menos barulho você enfrentar, melhor.

Se for impossível encontrar ambientes na sua casa sem qualquer tipo de ruídos, uma boa alternativa é utilizar músicas tranquilas ou reprodutores de sons de natureza que, além de te ajudar a disfarçar o barulho, também podem intensificar seu processo de relaxamento.

Use seus aromas preferidos para meditar em casa

Os tradicionais produtores de aromas, como os incensos, as lavandas e os óleos essenciais são ótimos para deixar o seu ambiente para meditar em casa ainda mais agradável. Além disso, alguns aromas ajudam a reduzir o estresse e a diminuir os sintomas da ansiedade.

Decorar também faz parte dessa criação

Para finalizar e deixar seu cantinho da meditação mais agradável, faça uma decoração que possa lhe ajudar a receber boas energias durante a prática dessa atividade. Escolha um símbolo da sua crença ou religiosidade (pode ser um mestre, um santo ou uma imagem que te inspira) para decorar o ambiente, além de investir em peças de cores mais claras e confortáveis para compor o resto do local.

Você tem o hábito de meditar em casa? Gostou das nossas dicas para criar um bom ambiente de relaxamento por lá? Compartilhe suas experiências conosco e confira mais dicas no nosso blog!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×