Posso iniciar o tratamento de reposição hormonal antes da chegada da menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Posso iniciar o tratamento de reposição hormonal antes da chegada da menopausa

Antes mesmo de ocorrer a menopausa, a mulher pode sofrer com os primeiros efeitos. O período transicional entre a vida totalmente fértil e a paralisação de atuação dos ovários traz consigo alguns desafios.

Por isso, algumas mulheres preferem começar o tratamento de reposição hormonal antes mesmo de a menopausa efetivamente começar. Mas será que isso é benéfico para a saúde? Veja a resposta a seguir:

Afinal, é possível iniciar o tratamento de reposição hormonal antes da menopausa?

Antes da menopausa, o período é conhecido como pré-menopausa e começa com a queda de hormônios, mas só termina quando a mulher passa 12 meses sem menstruar. Durante esse período, é possível experimentar alguns dos sintomas da menopausa, em maior ou menor grau, como ondas de calor e mudanças no humor.

Diante de uma situação como essa, algumas mulheres buscam o tratamento de reposição hormonal antes da menopausa para aliviar esses sintomas.

É obrigatório iniciar o tratamento antes que a menopausa chegue?

Embora essa seja a opção de muitas mulheres, a verdade é que o tratamento é só uma indicação para a melhoria de qualidade de vida daquelas que sejam elegíveis a esse tipo de cuidado.

Se você estiver na pré-menopausa e, ainda assim, não desejar realizar o tratamento, é possível adotar essa possibilidade.

tratamento de reposição hormonal

Quais os benefícios de fazer o tratamento de maneira antecipada?

Porém, começar o tratamento de reposição hormonal antes da chegada da menopausa é importante e benéfico em alguns sentidos. Dentre eles, estão questões como:

Ajuda a proteger a saúde

É no período de pré-menopausa que a saúde começa a se fragilizar. Ao atuar desde o começo com a reposição dos hormônios, o resultado é que o corpo fica mais protegido durante mais tempo.

Ao se tratar de maneira prévia, você diminui as chances de sofrer com problemas cardiovasculares e também diminui os riscos de câncer que estão associados a esse período.

Aumenta a qualidade de vida

A qualidade de vida também é impactada positivamente por esse tratamento de modo antecipado. Como os sintomas são muito incômodos, o tratamento evita que você sofra de maneira excessiva com calores ou variações de humor, por exemplo.

Diminui a diferença de níveis

Como na pré-menopausa ainda não houve a queda drástica dos níveis de estrogênio, ao fazer essa reposição hormonal natural de maneira prévia, você vai regulando de maneira consistente os níveis hormonais. Quando a menopausa efetivamente acontece, a diferença deixa de ser tão intensa.

Qual é o tratamento mais recomendado?

O tratamento de reposição com hormônios sintéticos vem sendo cada vez mais questionado quando a mulher já está na menopausa. Em um período antes da sua chegada, utilizar esse tipo de hormônio pode causar prejuízos para o organismo.

Como alternativa, há o tratamento natural. O tratamento feito com soja, por exemplo, é reconhecido por pesquisas internacionais como uma das possibilidades mais benéficas no período de pré-menopausa, já que regula os níveis de hormônio de maneira livre de riscos.

É possível iniciar o tratamento de reposição hormonal antes da chegada da menopausa, porém não é um cuidado obrigatório. Além disso, é recomendado escolher uma reposição hormonal natural, especialmente a que é à base de soja.

Se ainda tiver alguma dúvida, deixe seu comentário. Para ler mais dicas, acesse nosso blog.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×