Gravidez aos 50. Saiba quais são os riscos e cuidados

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Gravidez aos 50 Saiba quais sao os riscos e cuidados

Aos 50 anos, em geral, a mulher está na menopausa ou em breve começará a ver seus hormônios reduzindo drasticamente. Isso significa que a capacidade fértil da mulher diminui, mas ainda nessa época é possível engravidar.

Como é de se esperar, entretanto, a gravidez aos 50 é mais arriscada e precisa de cuidados especiais para que ela transcorra sem maiores dificuldades, além das já impostas por essa condição. Pensando nisso, o post a seguir apresenta os riscos e cuidados de uma gravidez desse tipo. Confira!

Quais são os riscos da gravidez aos 50 anos?

Por ser uma gestação muito tardia, o corpo da mulher não está mais tão preparado para desenvolver uma gravidez de maneira saudável. Os óvulos já não possuem tanta qualidade genética, o útero funciona de maneira bem menos recomendada para uma gravidez, e a má regulagem hormonal também é um fator que complica a adequada continuidade da gestação nesse período.

Por esses e outros motivos, a gravidez nessa fase apresenta alguns riscos pronunciados, como:

Risco de aborto

Um dos maiores riscos associados a esse tipo de gravidez diz respeito à interrupção da gravidez. Esse risco é ainda maior quando a mulher utiliza os próprios óvulos, já que eles estão em um estágio mais avançado de degeneração pela própria idade.

gravidez aos 50

Alterações genéticas

O desenvolvimento incorreto do embrião e, consequentemente, da criança pode fazer com que o bebê nasça com algum tipo de problema de saúde causado pela alteração genética ou má-formação. Bebês com Síndrome de Down, com deficiências físicas, cognitivas ou que precisam de acompanhamento médico mais frequente são possibilidades nessa gravidez.

Desenvolvimento de doenças durante a gravidez

Se em uma gravidez que não é considerada de risco, a mulher já tem a possibilidade de encarar problemas como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos, nessa fase da vida a gravidez aumenta ainda mais esses riscos. Isso pode levar a questões como a eclampsia, que coloca em risco a vida da mãe e do bebê.

Quais são os cuidados que devem ser tomados?

Reconhecer e expor os riscos de uma gravidez aos 50, não significa dizer que ela é impossível, porque, de fato, há mulheres que consiguiram ter filhos de maneira saudável nessa idade. Para que isso seja possível, entretanto, é preciso dobrar os cuidados.

  • A consulta prévia com um médio antes de pensar em engravidar, por exemplo, é indispensável. Serão feitos exames físicos para garantir que sua saúde está adequada para suportar as transformações geradas pela gravidez. Além disso, é feito um acompanhamento psicológico para que seja possível avaliar os motivos de uma gravidez tão tardia.
  • Em geral, o recomendado é que sejam utilizados óvulos congelados antes dos 40 anos, ou óvulos doados por outra mulher. Além de mais difícil, a gravidez nesse estágio também é mais perigosa.
  • Ao ficar grávida, repouso absoluto é recomendado, assim como o pré-natal e o acompanhamento devem ser feitos de maneira ainda mais intensa. As chances de o bebê nascer prematuro são grandes e por isso o acompanhamento de perto é muito importante.
  • Atenção redobrada com a alimentação e a preparação para a mudança que a vida sofrerá em breve também são cuidados importantes.

A gravidez aos 50 é de alto risco, mas ainda assim ela é possível. Para garantir a saúde tanto do bebê como da mãe, é fundamental conhecer quais são os riscos e seguir todos os cuidados necessários para que tudo corra bem.

Ainda tem alguma dúvida sobre a gravidez aos 50? Tem algo que gostaria de acrescentar? Comente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×