6 formas de ser mais saudável com a inclusão de soja na alimentação

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Que o açúcar, o sódio e gorduras em excesso fazem mal, você provavelmente já sabe, mas você conhece os benefícios da soja? A soja é um grão bastante popular é um dos alimentos que permitem que você consiga uma vida muito mais saudável e protegida com o seu consumo regular. Podendo ser consumida em receitas variadas e com muito sabor, confira pelo menos seis formas de ser mais saudável com a inclusão de soja na sua alimentação!

Proteção do coração

Uma das principais atuações da soja em uma vida mais saudável é a redução dos níveis de LDL, colesterol considerado ruim. Com isso, diminuem-se as chances de entupimentos das artérias e, portanto, de problemas cardiovasculares.

Fazer a inclusão de soja na sua alimentação significa fornecer uma proteção extra para o coração e isso é especialmente útil na menopausa, já que com a queda dos níveis hormonais as mulheres passam a experimentar uma facilidade maior em acumular gordura e ter os níveis de colesterol elevado.

Melhora no funcionamento do intestino

A soja possui uma grande quantidade de fibras, as quais são responsáveis por melhorar o trânsito intestinal em geral. Com isso, consegue-se ser mais saudável com a inclusão de soja na sua alimentação porque o consumo desse grão leva a um melhor funcionamento do intestino.

Além de evitar problemas como a constipação, essa melhora no funcionamento intestinal também evita a sensação de acúmulo e inchaço na região do abdômen.

Combate ao envelhecimento precoce

A vitamina E presente na soja é em grande parte responsável por prevenir a ocorrência do envelhecimento precoce, que se dá devido à deterioração de células que deveriam ser saudáveis. Normalmente o envelhecimento precoce causa não apenas efeitos físicos, como pele mais ressecada e com rugas, mas também prejudica o funcionamento dos sistemas vitais.

Esse combate deve-se ao fato de que a vitamina E é um poderoso antioxidante e ajuda a eliminar os radicais livres, que são os grandes vilões do envelhecimento precoce.

inclusão de soja na sua alimentação

Controle dos sintomas da menopausa

A soja é grão rico em isoflavonas, que possuem ação estrogênica. Isso significa que as isoflavonas funcionam como uma espécie de reposição hormonal natural, ajudando a aliviar os sintomas da menopausa.

A inclusão de soja na sua alimentação, portanto, ajuda a diminuir efeitos como fogachos, insônia, falta de libido ou diminuição do desejo sexual e até mesmo a depressão, que são sintomas característicos da menopausa devido à baixa nos hormônios.

Prevenção contra o câncer de mama

As mesmas isoflavonas que ajudam a amenizar os sintomas da menopausa também são responsáveis por ajudar a diminuir o risco de câncer de mama. Isso se deve basicamente à substituição preferencial do estrogênio, evitando o crescimento descontrolado celular que pode se transformar em um tumor.

Isso é ainda mais importante considerando-se o período de menopausa, já que a mulher está com o corpo passando por grandes transformações e maiores são as chances de desenvolver uma doença do tipo.

Proteção dos ossos

A soja também ajuda a proteger os ossos contra a osteoporose, que acontece devido a uma perda de massa óssea. Isso se dá não tanto devido à sua grande quantidade de cálcio e, sim, às isoflavonas presentes. Como a osteoporose é um problema comumente enfrentado por mulheres na menopausa, o consumo desse grão ajuda a proteger os ossos e reduzir os riscos de essa doença surgir.

Apesar de não haver garantias sobre a não-ocorrência da osteoporose, o consumo de soja garante uma vida mais saudável porque tende a ajudar os ossos a ficarem mais fortes e a sofrerem menos com o impacto da diminuição hormonal.

Garantir a inclusão de soja na sua alimentação faz com que você seja mais saudável de diferentes maneiras, indo desde a proteção à saúde do coração até o controle dos sintomas da menopausa. Para mulheres nesse momento da vida, inclusive, o consumo de soja é altamente recomendado para diminuir os efeitos causados pela abrupta diminuição dos níveis hormonais que o corpo experimenta.

Você consome soja regularmente? Se não, pretende começar a consumir? Conte para a gente nos comentários e não deixe de baixar o e-book gratuito “Bem-estar após os 40”.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×