Os perigos de uma gravidez aos 50 anos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa-Os-perigos-de-uma-gravidez-aos-50-anos

Com o mercado de trabalho mais intenso e com a mudança nas prioridades é cada vez mais comum que as mulheres adiem os planos de ser mãe. Em alguns casos, entretanto, esse adiamento é muito extenso e chega à faixa dos 50 anos. O problema é que quanto mais velha a mulher estiver, maiores são os riscos na gravidez. Aos 50 anos, há uma série de complicações possíveis tanto para a mãe quanto para o bebê, exigindo monitoramento constante e estrito. Assim, veja a seguir quais são os perigos de uma gravidez aos 50 anos e entenda os riscos.

Maiores chances de aborto

Aos 50 anos, a capacidade reprodutiva da mulher está severamente comprometida. Os óvulos já não possuem a mesma saúde do que de 15 anos atrás, por exemplo. Com o sistema reprodutivo mais frágil, o processo de fecundação se torna mais difícil e quando acontece existem mais chances de aborto.

Com isso, mulheres que engravidam aos 50 anos têm mais chances de sofrer com casos de aborto espontâneo pela própria falta de resistência do óvulo fecundado, assim como pela dificuldade que esse óvulo encontra em se estabelecer no útero. Segundo estimativas, uma gravidez aos 50 anos tem 50% de chances de resultar em aborto.

Diabetes gestacional entre os perigos da gravidez aos 50 anos

Outro problema que está comumente associado à gravidez nessa época da vida é a diabetes gestacional. Como o próprio nome indica, esse quadro se dá quando a mãe desenvolve um quadro de diabetes devido às alterações hormonais durante a gravidez.

Esse quadro coloca em risco tanto a saúde da mãe quanto do bebê, que pode nascer prematuro, experimentar um crescimento excessivo ou mesmo nascer de maneira prematura, o que leva a problemas relacionados ao sistema respiratório e cardiovascular.

gravidez aos 50 anos

Elevação da pressão e quadro de pré-eclâmpsia

Aos 50 anos, a mulher já possui fatores de risco para doenças cardiovasculares, ainda que esteja em boa forma. Com isso, existe um risco de que ela sofra com aumento da pressão arterial em geral durante essa fase da vida.

Em uma gravidez, isso se torna ainda mais perigoso porque pode levar a um quadro de pré-eclâmpsia. Nessa situação, a mãe e o bebê ficam em risco, já que podem ocorrer convulsões, estado de coma e morte e o bebê pode ter seu desenvolvimento restrito devido à diminuição de fluxo sanguíneo.

Complicações no desenvolvimento do bebê

Falando no desenvolvimento do bebê, a gravidez aos 50 anos também pode trazer esse tipo de problema devido a uma série de fatores. Um dos principais fatores que comprometem o desenvolvimento do bebê é a restrição do crescimento intrauterino. Sem espaço o bastante para se desenvolver, o bebê pode sofrer com má-formação congênita.

Além disso, também há maiores riscos de erro no sequenciamento genético, como na formação de cromossomos. Com isso, há mais riscos que o bebê nasça com complicações como síndrome de Down, que é causada por uma alteração cromossômica.

Problemas no parto

Ainda que a gravidez corra bem, dentro do possível, existem riscos associados ao parto. E rigidez da musculatura vaginal nessa época da vida e os riscos da gravidez em si praticamente impedem a ocorrência de parto normal, expondo a mãe e o bebê a uma cirurgia de alta complexidade.

Além disso, existem muitos casos de bebês que nascem mortos ou morrem logo após o nascimento. Um quadro eclampsia, por sua vez, pode levar tanto a mãe quanto o bebê à morte.

Uma gravidez aos 50 anos é uma atitude de grande risco tanto para a mãe quanto para o bebê. Dentre os riscos estão as maiores chances de aborto, a diabetes gestacional, quadro de hipertensão, complicações no desenvolvimento do bebê e problemas no parto em geral.

Ainda tem alguma dúvida sobre os riscos de uma gravidez nesse período? Não deixe de comentar.  

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×