Existem formas de retardar a menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

formas de retardar a menopausa

A menopausa é um dos questionamentos mais comuns entre mulheres adultas. Os relatos são múltiplos e variados e, na realidade, a maioria das pessoas não sabe muito bem o que esperar desse momento.

Como as transformações são muito intensas, há quem busque formas de retardar a menopausa, de modo a evitar a diminuição dos níveis hormonais. No entanto, será que isto é realmente possível? Conheça a resposta a seguir e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Afinal, há formas de retardar a menopausa?

O mais importante que você precisa saber sobre esse assunto é que, na verdade, não há formas de retardar a menopausa. Esse é um processo natural do organismo — não se trata de uma doença para ser prevenida e nem de uma escolha a ser feita.

A menopausa é, de certa forma, o exato oposto da primeira menstruação. Com o amadurecimento dos órgãos sexuais, seu corpo começou a produzir hormônios que levaram à menarca, como é conhecida a primeira menstruação.

Depois de passar por todo o período fértil, seus ovários vão parar de produzir óvulos e, com isso, haverá a diminuição da produção de estrogênio e progesterona. Quando acontecer a menopausa, que é a última menstruação, o seu período fértil terá sido encerrado de maneira definitiva.

Esta é, portanto, apenas mais uma fase do organismo, sobre o qual nenhum médico ou paciente tem qualquer tipo de interferência. Isso significa que ela acontecerá no momento adequado para o seu corpo, o que varia para cada pessoa.

formas de retardar a menopausa

Como lidar com esse período?

Já que não há formas de retardar a menopausa, o que você pode fazer é começar a se preparar desde já para lidar com esse período. Mesmo que você ainda não tenha entrado nessa fase, é importante pensar no que fazer para lidar melhor com essas transformações.

Dentre as possibilidades estão:

Conte com a ajuda de um médico

O ponto mais importante é contar com ajuda de um médico. Da mesma forma que a menina que menstrua precisa procurar um ginecologista, você também deve ter o auxílio de um profissional nesse período.

Ele vai fazer o acompanhamento da sua saúde bem de perto, analisando níveis hormonais e outros testes. Além disso, é ele quem poderá sugerir opções para lidar com os sintomas.

Faça um tratamento de reposição hormonal

Por falar nisso, o médico é o único capaz de receitar um tratamento de reposição hormonal, caso você possa fazer um. O tratamento com hormônios sintéticos, embora seja bastante popular, comprovadamente está ligado a um aumento dos riscos de câncer.

Como opção, há o tratamento natural para a menopausa. Feito à base de soja, ele não tem efeitos colaterais e age de maneira totalmente natural. Porém, somente um médico poderá indicá-lo para você.

Tenha uma vida mais saudável

Além de tudo, você também pode usar hábitos saudáveis para lidar melhor com esse momento. Comer de maneira balanceada ajuda a diminuir sintomas, como o calor, e também os riscos para o coração.

Praticar atividades físicas não apenas fortalece os ossos e melhora a circulação, mas também garante a liberação de substâncias ligadas à sensação de bem-estar. Assim, fica mais fácil lidar com todo esse processo de transformações, inclusive combatendo a depressão.

Embora não haja formas de retardar a menopausa, é possível lidar com esse período de maneira mais saudável. Além de ter uma vida mais ativa, contar com um médico também é importante, já que somente ele poderá te indicar algum tratamento de reposição hormonal.

Está convencida sobre esse assunto? Aproveite e deixe suas impressões e dúvidas nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×