Gordura na dieta: Devo evitá-la ou valorizá-la com a chegada da menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

gordura na dieta

A alimentação representa um dos pontos mais importantes para a manutenção da saúde em geral. Quando o assunto é menopausa, a relevância do tema é ainda maior, uma vez que um regime alimentar inteligente é o ponto de partida para uma qualidade de vida superior.

Um dos pontos sensíveis do tema alimentação versus menopausa é a questão da gordura na dieta. Existem gorduras benéficas para o organismo e outras que devem ser evitadas. É aí que surge a dúvida: que alimentos devem ingeridos e quais devem ser eliminados da dieta?

Além disso, é importante que a mulher esteja informada sobre todas as questões que envolvem o seu peso e as suas alterações durante o climatério e menopausa propriamente dita.  

A menopausa está relacionada com acumulação de gordura abdominal, mas não promove diretamente um aumento de peso

Ao contrário do que muitos acreditam, a menopausa não causa um aumento direto de peso, mas sim um aumento da gordura acumulada em torno da cintura. Os pesquisadores ressalvam que pode ocorrer um ganho de peso generalizado concomitante, contudo essa ocorrência está relacionada com o envelhecimento propriamente dito e com sobrecarga de hábitos de vida inapropriados.

No que concerne à menopausa e à inerente diminuição da produção de estrogênio, a consequência direta é a deposição de massa gorda na região da barriga. Apesar de esse fato parecer estar apenas relacionado com questões estéticas, a verdade é que existem consequências para a saúde.

Dentre os problemas que podem surgir, destaca-se o aumento do risco de doença cardiovascular. Na sequência, se torna óbvio que a presença de gordura na dieta de uma mulher menopáusica deve ser um tópico que carece de uma atenção especial. E surge a pergunta óbvia:

gordura na dieta

Que alimentos garantem um bom balanceamento da gordura na dieta durante a menopausa?

A primeira verdade a ter em consideração é que, em nenhum momento da vida, é aconselhável colocar os lipídeos num lugar de destaque de um regime alimentar saudável. Na menopausa, o corpo acaba por consumir as gorduras ingeridas a uma taxa ainda mais lenta e, por isso, deve-se limitar a sua ingestão ao máximo.

A gordura na dieta de origem animal deve ser controlada, privilegiando o consumo de carnes brancas, em detrimento da carne vermelha. Consumir peixe em maior quantidade é uma boa alternativa para ingestão de proteína.

No entanto, é importante ter em atenção que se deve optar por peixes magros como bacalhau, carapau, dourada, robalo, pescada entre outros. Peixes gordos, como o atum ou salmão, devem ser consumidos com moderação, mas sem serem retirados por completo do cardápio.

Um bom balanceamento da gordura na dieta durante a menopausa pode ser alcançado, abandonando por completo a ingestão de alimentos altamente processados e/ou industrializados ou contendo alto teor de gordura saturada.

Na lista de alimentos a evitar, quase na totalidade encontram-se: queijos amarelos, frituras de qualquer tipo, manteiga, bacon e salsichas.

A gordura na dieta não deve ser totalmente eliminada

Alimentos como a linhaça, ricos em ômega 3 e 6, devem manter uma presença assídua. No caso particular dessa semente, ela constitui um alimento de elevado índice nutricional, aliado a uma elevada quantidade de fibra. Essas propriedades permitem um controle da glicose do sangue ao mesmo tempo que impedem a acumulação de gordura abdominal.

O azeite é outro alimento gorduroso que deve ser mantido, uma vez que representa um importante papel no combate a doenças cardiovasculares.  

A gordura na dieta é um tema de extrema importância com a chegada da menopausa, devido aos riscos aumentados que o seu consumo acarreta.

Evitar elementos alimentícios que possuam gorduras animais, saturadas ou altamente processadas deve ser um objetivo cimeiro da mulher em menopausa. Contudo, não esquecer: existem gorduras benéficas ao organismo e essas devem ser valorizadas e privilegiadas na alimentação.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o consumo de gordura na dieta durante a menopausa? Deixe o seu comentário e partilhe com a gente a sua experiência.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×