Dores musculares podem estar ligadas à menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

dores musculares

A menopausa é uma fase bastante peculiar na vida da mulher, apesar de esperada e fisiologicamente normal. Muitas mudanças acontecem no organismo feminino, desencadeadas por conta da queda da produção de hormônios com o avanço da idade.

Além dos sintomas tradicionais da menopausa que podem aparecer nessa fase da vida da mulher, como as ondas de calor, as oscilações de humor e até a queda da libido, outros sintomas menos conhecidos podem começar a dar sinal de vida quando ela se aproxima dos 50 anos. As dores musculares são alguns desses sintomas que se tornam rotineiros na vida da mulher madura, mas você sabe se elas realmente tem relação com a menopausa?

Dores musculares: sintomas que passam despercebidos

Quem nunca sentiu dores musculares que atire a primeira pedra. Qualquer pessoa em qualquer faixa etária pode ser vítima de algum desconforto muscular no dia a dia, que surge até mesmo sem nenhum estímulo corporal. Quando envelhecemos essas dores passam a se tornar mais comuns e, por isso, muitas pessoas esquecem de associá-las, nas mulheres, com a chegada da menopausa.

As dores musculares podem sim ser consequência da menopausa, visto que existem muitos receptores de estrogênio (o hormônio feminino que está em queda nessa fase da vida) nos nossos músculos, cartilagens e articulações. Com a redução da presença dos mesmos, alguns incômodos podem se tornar mais frequentes nessas áreas do corpo. Vale lembrar que esses incômodos podem ser locais ou até mesmo generalizados.

dores musculares

Não confunda dores musculares com osteoartrite

Apesar de também ser um sintoma da menopausa, a osteoartrite é uma manifestação completamente diferente das dores musculares. Essa condição não se manifesta na musculatura, mas sim nos ligamentos e articulações de partes específicas do corpo, sendo as mais comuns nas mãos e nos joelhos.

As dores musculares podem acontecer em qualquer tipo de musculatura, mesmo que ela não tenha sido estimulada em um momento anterior e, portanto, que surja de maneira completamente espontânea.

Trate os desconfortos com a reposição hormonal

Quando você sente um desconforto na articulação, musculatura ou nos ossos, qual é a sua reação imediata? Procurar um médico ortopedista ou um fisioterapeuta, não é mesmo? Apesar de ambos poderem ajudar a tratar de maneira medicamentosa ou paliativamente os desconfortos, as dores musculares relacionadas com a menopausa só conseguem ser amenizadas de uma maneira: com a reposição dos níveis hormonais que estão em queda.

Exatamente por isso é que muitos tratamentos de dores na musculatura são ineficientes para mulheres na menopausa, visto que a queda da produção hormonal é negligenciada por alguns profissionais da saúde que não se atentam a essa informação. Com a ajuda do ginecologista é possível identificar essa situação e tratar de maneira certa a regulação dos níveis de hormônios.

Você tem sentido mais dores musculares desde que chegou à menopausa? Como tem tratado essa condição? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×