Menopausa tranquila: 4 dietas para amenizar os sintomas

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

dieta na menopausa

Como você já deve saber, a menopausa é uma época da vida da mulher que resulta em muitas mudanças no dia a dia e na rotina de cada uma delas. A nossa relação com o corpo, a partir da chegada dessa fase, nunca mais vai ser a mesma – mas isso não significa que será ruim.

Existem várias maneiras de relacionar-se de maneira positiva com a queda de produção hormonal no organismo feminino, e uma delas é a alimentação. Com apenas algumas mudanças na dieta na menopausa, é possível amenizar sintomas e viver melhor. Que tal conferir estas dicas?

1. Evitar carboidratos à noite

Sabemos que a menopausa tem como uma de suas consequências a queda do metabolismo corporal e, consequentemente, o aumento indesejado de peso, mesmo com a manutenção de uma alimentação saudável.

Uma dieta na menopausa que pode dar certo para evitar esses desconfortos com o aumento de peso é aquela que estimula a retirada do consumo de carboidratos à noite. Ao evitar alimentos como pães, massas, biscoitos e similares durante a noite, a redução da ingestão de calorias é significativa, podendo auxiliar no controle do peso. Para que isso seja feito de maneira saudável, entretanto, é preciso lembrar de compor a alimentação noturna com ingredientes saudáveis como frutas, legumes, verduras e carnes leves.

2. Valorizar o consumo de alimentos naturais

Alimentos industrializados podem ser ricos em compostos químicos bastante prejudiciais para a saúde de qualquer pessoa – e em especial, das mulheres que estão vivendo o climatério. Por isso, uma dieta na menopausa que pode funcionar bem é optar por cortar esses alimentos da rotina, fazendo a troca por produtos 100% naturais, livres de conservantes, de alto teor de sódio e açúcar, garantindo maior qualidade de vida para essas pacientes, e maior facilidade para controlar os sintomas.

dieta na menopausa

Junto com essas mudanças na alimentação, aumentar a ingestão de soja também pode ser uma excelente ideia para controlar os sintomas da menopausa.

3. Dieta na menopausa sem álcool

Apesar do álcool funcionar como um importante relaxante para muitas pessoas, seu consumo pode não ser tão interessante assim para mulheres na menopausa. O motivo de tudo isso é porque o álcool atua retendo água no organismo, aumentando a sensação de inchaço, os desconfortos corporais e até mesmo podendo elevar a pressão arterial nessas pacientes.

Por isso, uma dieta na menopausa sem álcool, pode ser uma boa ideia para controlar os sintomas dessa fase da vida, trazendo maior bem-estar e tranquilidade para essas pacientes.

4. Alimentação sem açúcar ou café

Estimulantes são péssimos ingredientes para se adicionar na alimentação de uma mulher na menopausa. Eles podem aumentar a produção de suor, a sensação de calor, a pressão arterial, a dificuldade de dormir e vários outros sintomas que estão relacionados com essa fase da vida da mulher.

Por isso, uma boa ideia para garantir que sua alimentação seja uma aliada nessa fase da vida é garantir uma dieta livre de estimulantes naturais, como o açúcar, o café, os alimentos apimentados e vários outros termogênicos que podem afetar a qualidade de vida dessas pacientes.

O que você tem feito de mudança na sua alimentação para poder viver melhor na menopausa? Compartilhe com a gente sua opinião e suas experiências sobre o assunto!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×