É muito provável que você já tenha ouvido sobre a vitamina D, sintetizada pelo sol pelo próprio organismo e de grande importância para a qualidade de vida. Porém, o que você talvez não saiba é que ela é muito mais importante do que parece.
Para as mulheres em menopausa, ter bons níveis nesse sentido faz toda a diferença para a reposição de hormônios. Com isso, dá para dizer que a vitamina D ajuda no tratamento de reposição hormonal.
Mas você sabe como isso acontece? Para descobrir, continue lendo e saiba mais!
Por que a vitamina D ajuda no tratamento de reposição hormonal?
Considerada uma das mais importantes do organismo, a vitamina D tem grande influência na reposição dos níveis perdidos de hormônios. Em um momento de tantas transformações, toda ajuda é bem-vinda e ela se mostra indispensável.
Quando aparece em níveis adequados no corpo, essa vitamina traz muitas vantagens para a menopausa. Entre elas, estão:
Auxilia na prevenção da osteoporose
Com a baixa da produção dos hormônios, é comum que as mulheres encarem uma perda de massa óssea.
Mesmo que a alimentação inclua uma boa quantidade de cálcio, a absorção desse elemento fica prejudicada. Com isso, há maior fragilidade óssea e riscos elevados de que ocorra a osteoporose.
Com a vitamina D, por outro lado, é possível prevenir esse risco. Ela ajuda a ampliar a absorção de cálcio, de modo que os ossos se tornem mais protegidos. Como consequência, há riscos menores de ocorrerem fraturas, por exemplo.
Aumenta a proteção da saúde em geral
Outro ponto que merece destaque é que esse elemento pode ter grande influência no aspecto geral de saúde. Embora a relação ainda não seja totalmente conhecida, a obesidade, por exemplo, pode levar à diminuição da sintetização dessa vitamina.
Além disso, a sua carência favorece o desenvolvimento do câncer de mama. De forma complementar, a falta desse elemento no organismo também pode ser muito prejudicial para a saúde do coração. Na menopausa, há riscos ainda maiores para o sistema cardiovascular.
Com isso, manter bons níveis dessa vitamina é indispensável para que a reposição hormonal seja mais eficiente na proteção da saúde.
Tem atuação direta na menopausa
Porém, a vitamina D ajuda no tratamento de reposição hormonal com maior intensidade por causa de sua influência sobre o funcionamento dos ovários, principalmente.
Um estudo recente demonstrou que mulheres com níveis adequados desse elemento têm chances menores de sofrer com a menopausa precoce.
Segundo os pesquisadores, isso se deve ao fato de que ela ajuda na produção de hormônios que retardam o envelhecimento dos ovários e, portanto, atrasam a diminuição de hormônios.
Entre quem já está na menopausa, contar com essa vitamina é uma forma de otimizar a reposição hormonal, já que é mais fácil ficar próximo de níveis considerados normais.
Como obter bons níveis de vitamina D?
Para regularizar os níveis dessa vitamina, é preciso, primeiramente, pensar na alimentação. O salmão, os queijos, a gema do ovo e os óleos de peixes estão entre alimentos os com maior concentração.
Porém, mesmo a melhor alimentação não supre todas as necessidades. Para complementar, tome de 15 a 20 minutos de sol, todos os dias. Evite o horário das 10 da manhã às 4 da tarde e use sempre filtro solar.
Dependendo do caso, também é positivo fazer a suplementação. Porém, somente o seu médico poderá identificar as necessidades e recomendar o suplemento certo.
Ao entender como a vitamina D ajuda no tratamento de reposição hormonal, você poderá usar essa aliada a favor da sua saúde. Apenas não deixe de conversar com o seu médico para que ele possa dar as melhores indicações nesse sentido.
Você sabia que a vitamina D ajuda no tratamento de reposição hormonal? Conte nos comentários e participe!
Comentários no Facebook