Qual a diferença entre soja e gérmen de soja? Qual devo usar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Não é incomum ouvir falar sobre um alimento e mesmo conhecendo o termo não ter conhecimento exato sobre o que ele significa. Um caso ilustrativo dessa situação é o gérmen de soja, que comumente é confundido e tratado como se fosse o grão de soja, pura e simplesmente. Capaz de trazer benefícios importantes para a saúde da mulher, o gérmen de soja merece atenção e que você conheça suas características. Para tirar as suas dúvidas sobre esse assunto, confira a seguir qual a diferença entre soja e gérmen de soja e qual você deve usar.

Qual a diferença entre soja e gérmen de soja?

Apesar de muitas pessoas acharem que se tratam da mesma coisa, soja e gérmen de soja na verdade são duas coisas diferentes. A soja, genericamente falando, é um grão pertencente à mesma família do feijão, da ervilha e da lentilha. Rico em proteínas e vitaminas, desse grão podem ser originados alimentos como leite e até mesmo carne de soja, fornecendo uma alimentação mais saudável. Por suas características, a soja é consumida de modo a ser inserida na alimentação, como em pratos mais saudáveis e que sejam feitos à base desse alimento.

O gérmen de soja, por sua vez, é o parecido com o gérmen de trigo e trata-se, na verdade, da parte mais nutritiva do grão de soja. A parte presente no gérmen de soja é o embrião do grão e que é responsável por dar origem a um novo grão. Com isso, o gérmen de soja é, na verdade, uma parte isolada do grão de soja e é consumida, normalmente, em forma de cápsulas.

diferença entre soja e gérmen de soja

Qual a melhor opção?

Embora não seja necessário abolir uma opção já que existe diferença entre soja e gérmen de soja, o gérmen é ainda mais rico em isoflavonas do que o grão em si. Isso se deve ao isolamento dessa parte do grão de soja, oferecendo uma maior concentração dessas substâncias.

As isoflavonas, por sua vez, atuam de maneira fitoterápica e funcionam como um estrogênio natural devido à sua semelhança com o hormônio produzido pelas mulheres. Com isso, quem está sofrendo com os efeitos da menopausa, por exemplo, deve priorizar o consumo do gérmen de soja para conseguir melhor qualidade de vida. Esse consumo, inclusive, pode ser feito de maneira a substituir ou eliminar a necessidade de uma reposição hormonal com hormônios sintéticos.

Com isso, embora o grão de soja em si já ser saudável por conta própria, quem deseja aproveitar os benefícios oferecidos por esse grão de maneira mais efetiva deve optar por consumir o gérmen de soja já que você precisa consumir uma menor quantidade do grão para conseguir obter resultados iguais ou melhores.

Isso não significa, entretanto, que o consumo da soja não traga benefícios, até porque esse alimento é um dos grandes responsáveis por garantir uma alimentação mais equilibrada e mais saudável. A questão é que quem quer aproveitar especificamente os efeitos estrogênicos da isoflavona deve optar pelo gérmen de soja já que ele possui maior concentração e atuação mais eficaz.

Tanto a soja quanto o gérmen de soja são grandes aliados para quem deseja uma vida mais saudável, especialmente na menopausa. Para aproveitar com mais intensidade os benefícios das isoflavonas o mais recomendado é optar pelo gérmen de soja, já que conta com maior concentração dessas substâncias.

Ainda tem alguma dúvida sobre a diferença entre soja e gérmen de soja? Não deixe de comentar a aproveite para baixar gratuitamente o e-book “Bem estar após os 40”.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×