5 efeitos da menopausa que são possíveis de controlar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

efeitos da menopausa

A chegada do climatério traz consigo uma série de sintomas para a mulher. Alguns deles podem parecer simples, mas outros são bastante incômodos, principalmente a longo prazo. Por isso, muitas pessoas buscam soluções que auxiliem a controlar os efeitos da menopausa.

Se você está chegando nessa fase e teme passar por problemas, continue lendo e saiba quais são os 5 principais sintomas que são possíveis de serem amenizados e veja como eles podem ser controlados.

1. Ondas de calor

As ondas de calor são um dos efeitos da menopausa mais popularizados e que mais incomodam as mulheres, principalmente porque interfere consideravelmente no sono delas, já que sua incidência é maior durante a noite.

Caracterizam-se por ondas súbitas de calor e suor noturno que sobem principalmente pelo tórax, pescoço, ombros e rosto.

Para aliviar imediatamente, pode-se beber água com gelo no momento do fogacho, evitar estimulantes como café e chocolate, evitar atividades físicas à noite e deixar uma esponja úmida ao seu lado para aliviar o calor durante a madrugada.

2. Inchaço

O inchaço incomoda, principalmente, por causar alterações no corpo e no peso, mexendo com a autoestima da mulher. Normalmente é causada pela retenção líquida derivada da redução de produção dos hormônios sexuais femininos.

Uma forma de amenizar os efeitos é tomando chás diuréticos que auxiliam a eliminar a retenção líquida. Beber bastante água também é importante, já que facilita a eliminação do excesso de líquidos.

Outra forma importante de aliviar o inchaço é por meio de atividades físicas, que além de auxiliar na redução de outros efeitos da menopausa, também reduz o peso. Também é importante controlar a alimentação, diminuindo o consumo de sódio e de sal.

3. Diminuição da libido

Um dos efeitos da menopausa que as mulheres mais reclamam é a diminuição da libido. Ela interfere tanto na autoestima quanto nos relacionamentos.

Muitas vezes a falta de vontade de fazer relações sexuais vem das dores causadas pela falta de lubrificação e aumento da sensibilidade da região vaginal.

efeitos da menopausa

Algumas formas de aliviar esse ponto são:

  • utilizar lubrificantes a base d’água nas relações sexuais, para evitar dores, fissuras e desconfortos;
  • melhorar a sua autoestima por meio de cuidados com a aparência;
  • pratique atividades físicas;
  • pratique pompoarismo, que auxilia na redução das dores no ato sexual;
  • pense mais em sexo, já que a excitação começa na mente;
  • converse com seu parceiro sobre o sexo;
  • utilize alimentos que são afrodisíacos naturais (ginseng, açafrão, óleo de prímula, maca peruana).

4. Dores de cabeça constantes

As dores de cabeça constantes também são um dos efeitos da menopausa mais incômodos. Isto porque torna-se, praticamente inviável, cuidar da rotina normalmente durante as crises.

Utilizar de analgésicos constantemente pode trazer um efeito rebote. Portanto, é importante saber outras formas naturais de aliviar esse incômodo, tais como:

  • evitar alimentos que desencadeiam a crise, como bebidas alcoólicas, chocolate, laticínios, entre outros;
  • consumir vitaminas do complexo B e vitamina E;
  • comer alimentos ricos em triptofano;
  • reduzir o sal da alimentação;
  • hidratar-se adequadamente;
  • realizar atividades físicas constantemente.

5. Irritabilidade

Outro efeito comum é a irritabilidade constante. Ela compromete seriamente o humor da mulher e pode fazer com que ela comece a se isolar, podendo causar problemas mais sérios, como a depressão.

Algumas dicas importantes para combatê-la são:

  • realize atividades e hobbies que goste;
  • durma bem;
  • alimente-se adequadamente.

Como controlar os efeitos da menopausa?

Além das dicas de falamos acima, é possível controlar os efeitos da menopausa por meio de terapias de reposição hormonal e consumo de alimentos ou suplementos à base de soja. Esse último é rico em isoflavonas, que auxiliam a reduzir os sintomas do climatério.

Achou este interessante conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais e leve este conhecimento para sua rede de amigos.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×