5 dicas para reduzir o inchaço na menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa 5 dicas para reduzir o inchaço na menopausa

Um dos transtornos que a menopausa traz é o inchaço, principalmente abdominal. Muitas mulheres relatam que na chegada do climatério começam a sentir os incômodos do aumento de peso e sensação de retenção líquida.

O inchaço na menopausa normalmente é derivado da redução na produção de hormônios naturais da mulher, o que faz com que ela acabe retendo mais líquidos no seu organismo.

Mas então não seria possível evitar esse problema que é tão chato para a mulher, já que essa fase da vida é inevitável? Calma que não é bem assim! Veja cinco dicas para reduzir o inchaço na menopausa e melhore sua qualidade de vida:

1. Se exercite

Uma das formas mais eficientes para reduzir o inchaço na menopausa é não ficando parada. As atividades físicas ajudam você a eliminar o líquido retido devido à ausência dos hormônios estrogênio e progesterona no organismo. Além disso, os exercícios são extremamente benéficos para a mulher nesta fase, ajudando a evitar ou a amenizar os efeitos da osteoporose, melhora o tônus muscular, ajuda a evitar o aumento de peso, entre outros benefícios. Basta escolher um dos melhores exercícios para quem está no climatério e começar hoje mesmo!

2. Tome chás diuréticos para aliviar o inchaço na menopausa

Como normalmente o inchaço na menopausa é causado pelo excesso de retenção líquida, tomar chás diuréticos pode ser uma boa alternativa para aliviar o desconforto, pois irá ajudar a eliminar a água excedente no organismo. Bebidas como chá verde, chá de dente-de-leão, chá de cavalinha, chá de gergelim, chá de hibisco podem ser grandes aliados no alívio do inchaço. Mas lembre-se que não são todas as pessoas que podem tomar diuréticos, por isso, consulte seu médico antes de começar a tomá-los, mesmo que de forma natural através de chás.

inchaço na menopausa

3. Opte pela reposição hormonal natural

A reposição hormonal natural é uma importante aliada no processo de eliminação do inchaço na menopausa. Enquanto os hormônios sintéticos muitas vezes até agravam o problema, aumentando consideravelmente a retenção líquida e o aumento de peso, a reposição natural faz com que seu organismo reponha os hormônios que estão em falta sem efeitos colaterais. Assim, o inchaço devido a ausência de estrogênio diminui e você ainda obtém uma série de benefícios que o tratamento natural traz consigo.

4. Beba água

Pode parecer contraditório, mas quanto mais você beber água, mais você eliminará o líquido retido. Por isso sempre se hidrate bem. Além disso, beber a quantidade ideal de água recomendada por dia é importante para que você mantenha uma pele hidratada, um bom funcionamento do organismo e a saúde em dia.

5. Mude sua alimentação

Muitos alimentos ajudam a promover um aumento do inchaço derivado da menopausa, principalmente aqueles que causam retenção líquida e surgimento de gases. Evite alimentos com excesso de sódio, que liberem gases no organismo, controle o uso de sal nos alimentos e mantenha um consumo equilibrado de laticínios (já que o excesso de lactose pode causar gases e inchaço) e de alimentos com glúten.

Gostaram das nossas dicas sobre como reduzir o inchaço na menopausa? Deixe sua opinião nos comentários para nós!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×