5 curiosidades sobre os fitohormônios que você precisa saber

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

fitohormônios

Os fitohormônios são compostos naturais que tem ação no nosso organismo similar a hormônios que produzimos de maneira endógena. Esses fitohormônios são tradicionalmente conhecidos por servirem de opção para o tratamento de sintomas da menopausa, como alternativa para a reposição sintética dos hormônios femininos que estão em queda.

Mas os fitohormônios são muito mais do que isso. Que tal conhecer mais sobre esses compostos naturais conferindo algumas curiosidades sobre eles?

1. As isoflavonas são os fitohormônios mais conhecidos e estudados

Não existe nenhum fitohormônio mais estudado no mundo do que as isoflavonas. Esses compostos naturais encontrados na soja são a principal alternativa procurada por mulheres que enfrentam sintomas da menopausa e que precisam controlá-la.

Por isso é que a ciência está sempre interessada em explorar suas ações nos receptores de estrogênio no organismo feminino, capazes de melhorar a resposta do organismo em órgãos como o coração, o intestino e até mesmo no cérebro.

2. Você encontra esses fitohormônios na soja (mas em outros alimentos também)

Os fitohormônios são muito comuns na soja — em especial a isoflavona — mas eles também podem ser encontrados em outros alimentos que são similares a essa leguminosa.

Além do feijão, da ervilha e de outros alimentos como o grão de bico, a semente de linhaça também conta com esses análogos naturais de hormônios femininos que podem ser uma importante arma para combater a menopausa.

O alho também é outro desses alimentos que podem ser um importante auxiliar para quem sofre com a menopausa, já que além da concentração de isoflavonas ele pode enriquecer várias receitas por ser usado como tempero em várias delas.

fitohormônios

3. Existem outros fitohormônios importantes para a nossa saúde

Falamos muito sobre a isoflavona, mas sempre nos esquecemos que existem outros fitohormônios igualmente importantes para a nossa saúde e que podem inclusive auxiliar no controle de alguns sintomas da menopausa.

O Vitex Agnus Castus é um fitohormônio que atua no controle da depressão, além de diminuir as dores na região dos seios e melhora significativamente a libido.

A Cimicifuga racemosa é um fitohormônio muito utilizado para controlar os sintomas de fogacho, ressecamento vaginal e ansiedade.

A Lignana é um composto muito comum na semente de linhaça e que pode ser convertida em um análogo do estrogênio pelas bactérias do intestino.

4. Eles também podem auxiliar na TPM

Fitohormônios não são apenas importantes para mulheres na menopausa. Eles também são alternativas excelentes para controlar sintomas da TPM em mulheres. Por isso é que pacientes de todas as idades podem contar com essas suplementações nutricionais para se beneficiar de suas características quando ingeridas.

5. Você pode consumi-los na alimentação ou de maneira isolada

É possível aumentar a ingestão de um fitohormônio acrescentando mais de um determinado alimento na sua dieta. Entretanto, para quem tem dificuldades em mudar a alimentação ou aumentar o consumo de um determinado produto, existem compostos isolados desses nutrientes que podem ser ingeridos na forma de medicamento.

A grande vantagem dessa maneira de consumir um fitohormônio é que é garantida a absorção daquela quantidade disponível na cápsula (além de mais fácil para o organismo de utilizá-la).

Você conhecia essas informações sobre os fitohormônios? Tem mais dúvidas sobre esse tipo de nutriente benéfico para a sua saúde? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×