4 curiosidades sobre a proteína de soja que você precisa saber

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

proteína de soja

Um dos alimentos mais consumidos no mundo, a proteína de soja possui uma série de benefícios para a saúde que o torna um dos grãos mais completos que existe. Por isso ele é bastante utilizado como substituto em dietas vegetarianas.

Então que tal conhecer 4 curiosidades incríveis sobre ela e que precisa saber? Confira:

1. Ela ajuda a emagrecer

Algo interessante é que utilizar a proteína de soja como substituto da carne pode ajudar a emagrecer. Isso porque, em primeiro lugar, ela possui menos calorias do que as principais fontes de proteína (carne vermelha e frango, por exemplo). Com isso você consome a mesma porção desse nutriente, ingerindo menos calorias. Consequentemente isso leva a perda de peso.

Outro ponto que contribui para isso é que o grão traz uma sensação de saciedade mais rápida, fazendo com que você coma menos por refeição. Resultado: menos ingestão calórica e perda de peso.

2. A proteína de soja pode ser usada para combater os sintomas da menopausa

Outro ponto positivo da proteína de soja e que é bastante benéfico principalmente para as mulheres que estão na menopausa é que ela auxilia no combate dos temidos sintomas do climatério.

Isso porque ele é rico em isoflavonas, um fitoestrogênio importante. Devido a sua semelhança com o estrogênio produzido pelo corpo da mulher, auxilia na metabolização da substância e colabora no combate dos principais desconfortos que surgem nesse período, tais como:

  • ondas de calor (fogacho);
  • alterações de humor;
  • dores de cabeça;
  • ressecamento das mucosas;
  • queda de libido;
  • retenção líquida, entre outros.

proteína de soja

E uma das vantagens é que, por ser um processo natural, ele possui muito menos efeitos colaterais do que os tratamentos com hormônios sintéticos.

3. Ela retarda o processo de osteoporose

Da mesma forma que contribui para o alívio dos sintomas da menopausa, a proteína de soja também é importante aliada para a proteção dos ossos.

A soja também ajuda a retardar o desenvolvimento da osteoporose. Em primeiro lugar, isso ocorre justamente devido à ação de reposição hormonal, tal como descrevemos antes. Isso porque a diminuição do estrogênio no organismo afeta a absorção de cálcio e, consequentemente, aumenta o enfraquecimento dos ossos.

Nos casos em que o processo já se iniciou, pode-se utilizar a proteína de soja como uma importante fonte de proteínas. Com isso e exercícios adequados pode-se potencializar o aumento de massa magra e ajudar na proteção dos ossos através do fortalecimento muscular.

4. Ajuda na proteção de alguns tipos de câncer

Pesquisas apontam que a proteína de soja também ajuda na proteção de alguns tipos de câncer, entre eles o de próstata e o de mama, devido a sua ação antioxidante. Esse último ganha um aumento de incidência nas mulheres após a menopausa.

Por isso incluir a soja na sua dieta pode ser benéfico para auxiliar na proteção das células saudáveis.

Porém, há uma preocupação em relação à ação de reposição hormonal e aquelas mulheres que já tiveram problemas com tumores estrógeno dependentes (ou seja, aqueles cujo crescimento é estimulado pela presença do hormônio estrogênio). Não há evidências científicas que, nesses casos, o fito estrogênio poderia atingir essas células e alimentá-las, sendo apenas metabolizadas de forma a aliviar os sintomas da menopausa.

Você conhecia alguma dessas 4 curiosidades incríveis sobre a proteína de soja? Conte para nós sua opinião sobre o assunto nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×