5 dicas de qualidade de vida envolvendo a soja

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

dicas de qualidade de vida

Melhorar a qualidade de vida e ter uma rotina mais saudável é algo que todas desejam, não é mesmo? Ainda mais com a chegada da meia idade, é essencial zelar pelo seu bem-estar. A aproximação da menopausa, crises existenciais, enfraquecimento muscular e o aumento das chances de desenvolvimento de doenças crônicas faz com que isso se torne uma necessidade.

E alguns alimentos são importantes aliados nesse processo, ajudando a melhorar a sua saúde, seu bem-estar e garantindo que você começará esse novo momento de sua vida da melhor forma possível.

Então, que tal acompanhar umas dicas de qualidade de vida para melhorar a sua rotina e que envolvem o consumo de soja? Continue lendo e descubra.

1. Diminua o consumo de carne vermelha com a soja

Uma das recomendações importantes, para evitar problemas a longo prazo, é reduzir gradualmente o consumo de carne vermelha. Isto porque, seu consumo exagerado, em longo prazo, aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, bem como potencializa as chances de surgimento de determinados tipos de câncer, como o de intestino e pâncreas.

Pesquisas recentes apontam que o consumo constante de carne vermelha aumenta em 20% as chances de morte prematura.

Uma das formas de fazer isso é a substituição pelo grão de soja. Ele também é rico em proteínas, permitindo uma substituição saudável, sem perder nutrientes importantes no processo.

dicas de qualidade de vida

2. Aumentar seu consumo de proteínas é uma dica de qualidade de vida

Após os 40 anos há uma gradual perda de massa muscular, principalmente devido à chegada da menopausa. E, por isso, é importante, além da realização de atividades físicas, manter os níveis de consumo de proteínas elevados, para que possa garantir a manutenção da massa magra.

Portanto, ao incluir a soja em sua dieta, poderá aumentar a concentração desse nutriente em seu organismo, contribuindo positivamente para sua saúde.

3. Diminua os desconfortos da menopausa com a soja

Uma das mais importantes dicas de qualidade de vida relacionadas à soja diz respeito à redução do desconforto da menopausa. O consumo do grão ajuda no alívio dos sintomas devido à presença das isoflavonas, um fito estrogênio que possui estrutura semelhante ao hormônio produzido pelo organismo feminino.

Devido a essa semelhança, as células com receptores de estrogênio assimilam a isoflavona como se fosse o estrogênio e, com isso, há o alívio dos sintomas da menopausa.

4. Ajude a prevenir a osteoporose com a soja

Relacionado com as duas dicas de qualidade de vida com soja que demos anteriormente, o seu consumo constante também auxilia na prevenção da osteoporose, que se torna muito mais recorrente a partir do climatério.

Isso porque, com o consumo de proteínas e atividades físicas, há a tonificação e fortalecimento muscular, essenciais para a proteção dos ossos e, com isso, evitar os prejuízos da perda óssea e o surgimento da osteoporose.

5. Ajude a prevenir câncer com o aumento do consumo de soja

Uma das principais propriedades da soja, principalmente para mulheres, é a prevenção de determinados tipos de câncer. Seu consumo regular ajuda a evitar o desenvolvimento de tumores malignos nas mamas, útero, ovário e endométrio.

Então, o que achou dessas dicas de qualidade de vida a partir da inclusão da soja em sua vida? Conte sua opinião para nós nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×