4 principais sintomas psicológicos causados pela menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

sintomas psicológicos da menopausa

Durante a menopausa, não são apenas sintomas físicos que podem ser observados. Variando para cada mulher, também há questões psicológicas que podem entrar no quadro, modificando a forma como as mulheres agem e respondem ao ambiente.

Embora os sintomas psicológicos da menopausa sejam motivados pela alteração nos níveis hormonais, esse não é o único fator. A seguir, veja quais são os principais sintomas que surgem e entenda mais sobre como cada um afeta a qualidade de vida.

1. A baixa autoestima é um dos sintomas psicológicos da menopausa

Com tantas mudanças acontecendo no corpo e na vida da mulher, é comum que um dos primeiros efeitos em seu psicológico seja a baixa autoestima.

Isso acontece por uma variedade de motivos e um deles diz respeito às mudanças no corpo. O cabelo pode ficar ressecado e quebradiço, a pele fica mais seca e o peso pode aumentar, graças ao acúmulo de gordura. Todos esses fatores fazem com que muitas mulheres já não se enxerguem bonitas como antes.

Além disso, há a questão ligada ao envelhecimento. Embora para a mulher moderna os 40 ou 50 anos ainda serem idades de muita atividade, é comum encontrar pessoas que se sentem desestimuladas pela chegada da idade.

2. A mudança repentina de humor também pode acontecer

Os hormônios são grandes responsáveis por controlar o humor. É por isso que durante a gravidez ou durante o período pré-menstrual as mulheres sentem oscilações na forma como reagem ao ambiente.

Na menopausa, acontece algo parecido, só que de maneira ainda mais prolongada. Com isso, um dos efeitos possíveis consiste na mudança repentina de humor, gerando irritabilidade ou tristeza sem motivos aparentes, por exemplo.sintomas psicológicos da menopausa

Isso prejudica não apenas a própria mulher, mas também sua relação amorosa e seu relacionamento com familiares, amigos e colegas de trabalho.

3. A depressão não é um quadro incomum

Os diversos fatores associados aos sintomas psicológicos da menopausa também podem levar à depressão. De fato, um estudo da Universidade de Pittsburgh mostrou que o risco de sofrer com depressão é mais elevado no período em que a mulher passa por essas transformações.

Esse é um quadro que pode ser crônico ou, então, fruto das diversas modificações de vida e do organismo. Um efeito secundário desse problema é a insônia, causando ainda mais prejuízos para a qualidade de vida.

4. A falta de concentração e de atenção também aparecem

Novos estudos comprovaram que existe uma relação real entre lapsos de memória e a menopausa. Embora isso não aconteça com todas as mulheres, os pesquisadores revelaram que as mulheres que sofrem com depressão, ansiedade e insônia são mais propensas a sofrer com a falta de memória.

Mais do que isso, há efeitos na capacidade cognitiva como um todo e as mulheres têm dificuldade em absorver novas informações e se concentrar.

Dessa maneira, outro dos sintomas psicológicos da menopausa é a dificuldade de se concentrar e a possível falta de memória, especialmente a recente.

Reconhecer os sintomas psicológicos da menopausa é fundamental para saber como lidar com eles, evitando que a qualidade de vida seja prejudicada. Para lidar com esses quadros, o melhor é buscar ajuda profissional, para saber qual é o tratamento mais indicado para cada situação.

Conte nos comentários se você está encarando algum desses efeitos e compartilhe conosco a sua experiência!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×