Quais os 5 principais medos da mulher moderna?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

medos da mulher moderna

Muitas coisas melhoraram para as mulheres nos últimos 100 anos. As lutas de emancipação feminina permitiram que as mulheres pudessem ter uma maior liberdade de se vestir, de ir aos lugares de que gostam sem serem proibidas, de ter uma maior liberdade com seus corpos e com sua vida sexual com o desenvolvimento da pílula anticoncepcional, de conquistar o direito de atuar em diversas profissões, entre outras vitórias.

Com isso criou-se a imagem de que a mulher moderna é poderosa, incrível, destemida, cheia de si. Apesar de elas terem conseguido melhorar a sua autoestima e serem mais donas de si, ainda há uma série de temores que rondam a vida delas.

Confira quais são os 5 principais medos da mulher moderna, quebre este mito e perceba que seu medo é o mesmo de várias mulheres.

1.   Não ser bem-sucedida na área pessoal e profissional ao mesmo tempo

A emancipação feminina na área profissional, permitindo que elas saíssem do lar para começar a trabalhar nas mais diversas áreas, trouxe uma série de benefícios para a mulher. Elas passaram a ter uma carreira, a poder ocupar cargos de liderança, a ser mais independentes e reconhecidas por seus trabalhos.

Porém, ainda há o mito de que ela deve ser responsável também pelo lar, acumulando a cobrança do sucesso pessoal e profissional. E, quando uma das duas áreas não vai bem, ela se sente mal.

Não conseguir conciliar a carreira e a vida no lar, de esposa e de mãe, é um dos maiores medos da mulher moderna. Porém, é preciso que ela tenha em mente que todo ser humano é passível de falhas e que nenhuma mulher é a mulher-maravilha. Então é super normal que, em algum momento, uma dessas duas áreas tenha problemas. E outro ponto: não é só ela que é responsável pelo sucesso do lar.

2.   Medo de sua independência assustar o parceiro

A independência da mulher moderna ainda é um tabu para muitos homens machistas. Muitos deles acreditam que elas devem se dedicar mais ao lar e aos cuidados da família.

Outros, mesmo que não acreditem ter um posicionamento mais conservador, se sentem acuados quando veem uma mulher mais independente ou, então, até mesmo mais bem-sucedida profissionalmente. Com isso, muitas delas ficam com medo de que sua independência assuste essas pessoas.

Elas devem ter consciência de que se um homem pensa dessa forma, não merece a sua companhia. Afinal, todo relacionamento deve vir para somar e não para desmerecê-la.

medos da mulher moderna

3.   Medo da violência contra a mulher

Mesmo com todos os avanços, ainda há uma série de violências cometidas contra a mulher todos os dias, em todas as esferas, inclusive na doméstica.

Medo de assaltos, de assédio, de estupro, de sofrer violência do parceiro, todos esses detalhes fazem parte de um dos principais medos da mulher moderna.

Não é à toa que uma nova tipificação de homicídios foi criada: o feminicídio. Isso porque as mulheres ainda estão suscetíveis demais a esse tipo de crime pelo simples fato de serem de determinado gênero.

4.   Medo da solidão

Somando todos os fatos, além de carreiras que tomam muito tempo de suas vidas pessoais, muitas delas têm medo da solidão. Não raro, elas acreditam que irão terminar sozinhas, sem um parceiro ou sem uma família.

Em primeiro lugar, é preciso que você tenha em mente: eu realmente quero isso ou quero porque a sociedade acha que eu devo passar por isso? Muitas mulheres hoje não se casam ou têm filhos e estão felizes e tranquilas quanto a isso.

Em segundo lugar, é preciso abandonar o medo da solidão, pois, quanto mais se teme, mais facilmente você poderá tender ao isolacionismo e também a depressão. Por isso, é importante trabalhar seu psicológico nesse quesito.

5.   Um dos maiores medos da mulher moderna: não poder ser ela mesma

Ainda com tantas cobranças, as mulheres modernas têm medo de não poderem ser elas mesmas. Afinal, quantos julgamentos perpassam suas vidas, não é mesmo? Se sai demais, se bebe demais, se ela se dedica demais ao trabalho, se ela se dedica demais ao lar, se é vaidosa demais, se é vaidosa de menos, etc.

Com tudo isso, cada vez mais elas têm medo de serem julgadas pelas suas escolhas e por isso acabam reduzindo a sua liberdade, atendendo mais ao anseio da sociedade.

E você, o que mais destacaria entre os maiores medos da mulher moderna? Conte para nós nos comentários.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×