Saiba quais são as 6 doenças que mais afetam as mulheres após os 40 anos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Chegar aos 40 anos, ao contrário do que muitas mulheres possam pensar, é um grande presente para a vida feminina. A maturidade é uma fase maravilhosa na vida de qualquer pessoa. Ela carrega um importante significado de que várias etapas da vida foram vencidas e agora existe uma nova fase – um novo período – em que a mulher pode, deve e precisa cuidar mais de si, da saúde, do bem-estar.

Hoje as mulheres têm o privilégio de chegar aos 40 anos mais bonitas e mais saudáveis.  Apesar da correria do dia a dia, elas estão se cuidando melhor e procurando formas de envelhecer com saúde, praticando exercícios físicos e cuidando da alimentação.

É claro que após os 40 anos, toda mulher deve começar a tomar certos cuidados com a saúde, até porque é nesta fase que ela começa a entrar no climatério – período em que começam a ocorrer pequenas alterações físicas e psicológicas. O climatério começa por volta dos 41 anos e pode durar até os 65 anos. E é justamente no decorrer deste tempo que pode ocorrer a menopausa, ou seja, quando a mulher para completamente de menstruar.

Então, se você está sempre ligada em alternativas para manter a saúde em dia, vai gostar de saber quais são as principais doenças que afetam as mulheres após os 40 anos. Assim, você pode se cuidar melhor e praticar a medicina preventiva para evitar problemas futuros. Confira logo abaixo!

Doenças cardíacas: consequência de várias alterações no perfil lipídico e circulatório da mulher

O risco de desenvolver doenças cardíacas aumenta muito com a idade, inclusive para as mulheres. Para que se tenha uma ideia, ela é a principal causa de morte em mulheres após os 40 anos, especialmente após a menopausa.

Esse risco aumenta devido à perda do estrogênio natural, um hormônio feminino. Há também algumas mudanças que ocorrem nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode provocar placas e coágulos.  

O que também ocorre muito frequentemente e que colabora com o aumento de doenças cardíacas em mulheres são as alterações no nível do sangue, como a maior concentração de LDL (o colesterol ruim) e queda do HDL circulante (o colesterol bom).

Osteoporose: grande risco de fraturas osseas

A osteoporose faz com que os ossos se tornem muito frágeis e fracos, aumentando bastante o risco de fraturas.  Durante os primeiros anos, após a menopausa, a mulher pode passar a perder densidade óssea muito rapidamente, o que pode aumentar o risco de desenvolver a osteoporose. Normalmente as partes mais suscetíveis à fraturas são os quadris, coluna vertebral e punhos.

doenças que mais afetam mulheres após os 40

Incontinência urinária: perda da elasticidade da musculatura da uretra

Com o avanço da idade, os tecidos da vagina e da uretra começam a perder elasticidade e, com isso, podem surgir fortes impulsos para urinar, seguida de uma perda involuntária de urina, conhecida também como incontinência urinária – uma das doenças que mais afetam mulheres após os 40 anos.

A mulher pode perder urina ao rir, tossir ou fazer algum esforço, podendo desenvolver infecções urinárias com mais frequência do que o normal.

Disfunção sexual: consequência da falta de lubrificação vaginal

No período do climatério a mulher pode desenvolver um quadro de secura vaginal, devido a baixa produção de estrogênio, que pode influenciar no desenvolvimento de problemas sexuais.

A produção da lubrificação na região diminui consideravelmente, influenciando também na perda de elasticidade, podendo causar desconforto e um leve sangramento durante a relação sexual. Isso contribui muito com a diminuição da sensação e do desejo sexual, ou a perda total da libido.

Depressão: quadro clínico comum em mulheres mais velhas

É muito comum, após os 40 anos, as mulheres passarem a desenvolver um quadro depressivo. Não existe uma razão muito clara sobre este fato, mas os cientistas acreditam que a depressão pode estar relacionada com a história de vida e com as mudanças que começam a acontecer com o corpo da mulher neste período.

Acredita-se que a depressão feminina pode começar a se desenvolver um pouquinho antes da menopausa, em um período chamado de perimenopausa. Isso acontece porque é na perimenopausa que os níveis de estrogênio começam a diminuir significativamente, o que pode levar a depressão. O quadro depressivo durante a menopausa pode apresentar outros sintomas como irritabilidade, insônia, ansiedade e sensação de cansaço nas mulheres.

Apesar de todas essas doenças afetarem as mulheres após os 40 anos de idade, atualmente, a mulher pode contar com vários tratamentos para amenizar esses sintomas indesejados que, em sua maioria, são consequência do quadro natural da menopausa.

Quais dessas doenças você já conhecia como uma das mais comuns na saúde feminina? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×