Os maiores vilões do dia a dia para quem está em tratamento de reposição hormonal

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Os maiores viloes do dia a dia para quem esta em tratamento de reposicao hormonal

O tratamento de reposição hormonal, mesmo o realizado através de produtos naturais, deve ser encarado como um procedimento medicamentoso: é preciso ter cuidado e realizá-lo de forma correta para que faça efeito.

Nesse caso, há uma série de vilões do dia a dia que podem atrapalhar os resultados do seu tratamento e que você precisa evitá-los para que ele possa ser de fato eficiente. Veja quais são eles e algumas dicas de como preveni-los:

Estresse

O estresse é um dos grandes vilões do tratamento de reposição hormonal e da vida saudável de forma geral. O estresse desencadeia a liberação de uma substância no organismo chamada cortisol que, em níveis demasiadamente elevados, pode acabar causando prejuízos ao organismo e até mesmo desencadear os sintomas da menopausa, que seriam inibidos pela terapia hormonal.

Por isso, tente viver uma vida mais tranquila. Mude a sua rotina, passe a incluir coisas que te façam relaxar. Escute mais músicas, medite, faça yoga, evite trânsito e outras coisas que possam desencadear seu estresse. O importante é ter o controle das suas emoções e garantir que ficará longe de momentos estressantes.

Depressão

A depressão é outra grande vilã do tratamento de reposição hormonal. Com ela ocorre uma série de problemas na vida e na rotina da mulher que atrapalham a terapia. Por exemplo, uma pessoa com depressão não consegue sair de casa ou ter motivação para se exercitar. E a prática de atividades físicas é uma importante aliada do tratamento, de forma que não realizá-las pode acabar facilitando o sobrepeso, por exemplo.

Em alguns casos não é possível prevenir a depressão, por se tratar de distúrbios químicos. De forma geral, ao começar a perceber os primeiros sintomas da depressão, o ideal é que se busque ajuda de terapeutas e/ou psicólogos para evitar o desenvolvimento da doença e trazer maiores complicações.

tratamento de reposição hormonal

Má alimentação

A má alimentação também causa prejuízos ao tratamento de reposição hormonal, já que pode provocar problemas como o aumento de peso (ou até mesmo obesidade) e potencializar possíveis sintomas da menopausa, como dores de cabeça (a combinação da mudança hormonal e de alimentos que causem esse problema pode ajudar a potencializar tanto a intensidade quanto a frequência dessas crises de dores de cabeça ou enxaquecas).

Por isso faça acompanhamento com uma nutricionista, siga uma dieta feita para suas necessidades diárias e evite complicações devido a maus hábitos alimentares.

Tratamento de reposição hormonal feito de forma irregular

Se você tomou anticoncepcional oral, sabe que ao se lidar com hormônios, é preciso manter certa regularidade ou o objetivo final não é alcançado. O mesmo acontece com o tratamento de reposição hormonal. Se você não seguir à risca, não tomar as cápsulas todos os dias, a terapia não terá resultados. Além disso, é um tratamento a longo prazo: você não pode começar hoje, parar dois meses e depois recomeçar e achar que verá os resultados, como a diminuição dos sintomas da menopausa: é preciso foco, regularidade e disciplina. Se você seguir as recomendações corretamente, com o tempo verá sua qualidade de vida melhorar após a menopausa.

Se você tem dificuldades em manter a regularidade, que tal então colocar seu celular para despertar todos os dias no horário que deveria tomar a cápsula do seu tratamento? Assim evita o esquecimento.

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre o tratamento de reposição hormonal e como melhorar sua vida após a menopausa. Não se esqueça de deixar sua opinião ou sua dúvida nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×