Doenças do útero: entenda melhor sobre elas e saiba como se prevenir

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

O útero é uma das áreas mais sensíveis do corpo de uma mulher. É preciso alguns cuidados específicos e exames para garantir que a sua saúde está em ordem e que isso não irá afetar a sua vida no dia a dia.

Assim como qualquer outro órgão, o útero mostra alguns sinais que não está saudável e é possível consultar um médico e deixar a saúde em ordem. Mas você sabe quais são as doenças do útero e os sinais mais comuns de problemas na região? Sabe como se prevenir?

Se você ainda tem dúvidas, separamos algumas dicas de como identificar as doenças e preveni-las. Confira abaixo.

Câncer no útero: a doença mais perigosa

Infelizmente o câncer ainda é uma das doenças do útero mais comuns. Sua principal causa é, na maioria das vezes, o HPV. O HPV é um vírus sexualmente transmissível que pode causar desde pequenas feridas no útero até o câncer propriamente dito.

Para se prevenir, use proteção durante o ato sexual. Caso o seu parceiro seja homem, ele também pode transmitir o HPV durante o sexo não protegido.

Cervicite: doença do útero pouco conhecida

O nome pode parecer estranho, mas a Cervicite é uma inflamação que acontece no colo do útero. O que pode causar são bactérias do próprio organismo ou pelas bactérias Clamydia tracomatis e a Neiserriae gonorreae que são transmitidas durante o ato sexual.

Os sinais são vermelhidão, coceira, corrimento, vermelhidão na região do abdômen e em alguns casos, febre alta. Para se prevenir, lembre-se de proteger-se durante o sexo e limpar a região com produtos específicos para higiene íntima.

Endometriose: doença de difícil diagnóstico

A endometriose é uma das doenças do útero que atingem um número muito grande de mulheres por todo o mundo. É uma doença pouco identificada, já que muitas vezes é vista como apenas uma cólica forte. A endometriose é quando a parede do útero fica mais espessa e o sangue gruda na parede do útero, isso faz com que ele se atrofie e essa é a causa de toda a dor. Além disso, a endometriose causa dificuldade para engravidar.

Não há uma prevenção, já que não é algo externo que causa a doença, porém se a mulher observar os sintomas rapidamente, é possível começar o tratamento logo. Nos casos mais graves, o tratamento inclui cirurgia.

doenças do útero

Sinéquia: consequência de inflamações e infecções

Apesar de não ser uma doença tão comum, a sinéquia acontece em casos bem específicos que são possíveis de se prevenir. A sinéquia é quando as paredes do útero grudam umas nas outras, para reverter o quadro é preciso cirurgia.

Isso é causado por conta de inflamações ou infecções do útero. Portanto, para se prevenir, faça consultas e exames periódicos.

Pólipos: podem causar infertilidade

Os pólipos são pequenos tumores que surgem nas paredes do útero e se não forem tratados podem causar infertilidade. Para tratá-los é preciso fazer uma pequena cirurgia para tirá-los.

As causas dos pólipos são diversas, mas eles podem surgir com o HPV. Portanto, para preveni-los, faça exames periódicos e proteja-se durante o sexo.

Mioma: tumor de fácil controle

A causa do mioma é hormonal e ele é um tumor que se alimenta do estrogênio, causando dor e muitas vezes infertilidade. Ele pode ser retirado através de cirurgia, mas é preciso fazer um acompanhamento, principalmente se sua família apresentar histórico da doença.

Claro que existem muitas outras doenças do útero que não apresentamos aqui, mas citamos as mais comuns. Todas elas podem ser diagnosticadas em mulheres férteis ou que já se encontram na menopausa.

O que você achou desse artigo? Comente e compartilhe suas ideias!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×