Os prós e contras do tratamento de reposição hormonal

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Ao chegar próximo da menopausa, muitas mulheres passam a se interessar pelo tratamento de reposição hormonal, como alternativa para passar por esta nova fase de forma mais tranquila. Mas, e aí? Vale a pena ou não investir neste tratamento? Veja os prós e contras e avalie se vale a pena ou não:

Pontos positivos de se iniciar um tratamento de reposição hormonal

Alívio dos sintomas

A menopausa traz consigo uma série de sintomas que são bem incômodos para a mulher, tais como fogacho (ondas de calor), sudorese noturna, insônia, tonturas, palpitações, queda na libido, ressecamento vaginal, flacidez, aumento do colesterol e fragilidade óssea. Isto acontece devido a queda brusca na produção dos hormônios progesterona e estrogênio pelo organismo. Com o tratamento de reposição hormonal, o corpo é reabastecido novamente com estes hormônios e estes sintomas são aliviados.

Aumento da autoestima

Muitos destes sintomas acabam diminuindo a autoestima da mulher, principalmente os relacionados com aspectos físicos (como o surgimento da flacidez) e sexuais (como a perda da libido e o ressecamento vaginal). Com o tratamento de reposição hormonal estes problemas diminuem ou podem até mesmo sumir, devolvendo a autoestima para a mulher.

Prevenção da osteoporose

Com a menopausa, há o aumento do risco de desenvolver osteoporose. O tratamento de reposição hormonal permite que haja uma menor perda de cálcio pelo organismo, diminuindo os danos causado por esta doença, que pode causar problemas sérios para os ossos da mulher.

Recuperação da qualidade de vida

Com o alívio dos sintomas a mulher tem uma melhora da sua qualidade de vida. Afinal, muitos deles prejudicam o bem estar da mulher, afetando sua rotina, seja na vida pessoal ou profissional. Com o tratamento de reposição hormonal, ela volta a ter sua rotina próxima a que tinha anterior a menopausa.

tratamento de reposição hormonal

Pontos negativos de iniciar o tratamento de reposição hormonal

Problemas cardiovasculares

O uso de hormônios sintéticos pode trazer efeitos colaterais para o organismo, como problemas cardiovasculares, tais como infarto, trombose e AVC. Isto ocorre principalmente no tratamento de reposição hormonal realizado com estrogênio sintético. Por isto é necessário fazer uma série de exames para avaliar os riscos de doenças cardiovasculares antes de começar o tratamento.

Aumento no risco de câncer

Mulheres que possuam parentes diretos que tenham tido câncer de mama ou de ovário devem ficar atentos ao fazer o tratamento de reposição hormonal com hormônios sintéticos. Isto porque eles podem potencializar o surgimento de tumores ou alimentá-los, caso você já possua algum nódulo que ainda não tenha sido identificado.  O risco aumenta em caso de uso prolongado de hormônios sintéticos (mais de cinco anos)

Aumento de peso

Normalmente mulheres que fazem a terapia de reposição hormonal tendem a engordar até 2kg, devido a retenção líquida proporcionada pelos hormônios.

O tratamento natural pode ser uma alternativa

Os sintomas da menopausa mexem consideravelmente com a rotina da mulher. Por isso, apesar da menopausa não ser uma doença, é importante tratá-la para que não acarrete em problemas maiores para ela.

Quando falamos sobre os pontos negativos do tratamento de reposição hormonal, podemos afirmar que nem todas as mulheres passam por estes efeitos colaterais e é possível contorná-los se você optar por um tratamento de reposição hormonal natural e não sintético. Os riscos citados nos contras costumam ser revertidos – até mesmo combatidos – pelo tratamento natural, se tornando uma opção viável e com mais benefícios para a mulher.

Você faz o tratamento de reposição hormonal? Já pensou em trocar esse tratamento para o natural? Conte para a gente sua opinião sobre esse assunto!

Quer se informar sobre vida saudável e dicas para melhorar sua qualidade de vida com a menopausa? Continue acompanhando nosso blog. Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários.

Que tal conferir algumas dicas de bem estar para a saúde da mulher após os 40 anos? Faça o download do nosso e-book agora mesmo!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×