5 motivos para adotar o tratamento de reposição hormonal natural

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

O período da menopausa é um momento sensível na vida da mulher. Muitas são as informações que são veiculadas sobre como esta fase pode resultar em consequências desagradáveis para a vida da mulher e como essas mudanças hormonais podem trazer sintomas como a queda da libido, aumento de peso, aumento do estresse, aumento do risco de osteoporose e outros igualmente indesejados.

Para amenizar estes problemas, muitas vezes é recomendado o tratamento de reposição hormonal, que pode ser feito com o uso de métodos naturais ou de hormônios sintéticos de estrogênio e progesterona – sendo este último o mais popularmente escolhido por médicos.

Esse assunto, porém, provoca muitas dúvidas. Várias mulheres têm medo de desenvolver câncer de mama ou útero, por exemplo. Segundo alguns ginecologistas, cada caso deve ser avaliado individualmente sobre as eventuais recomendações e contraindicações. Porém, apesar de muito popular, o tratamento de reposição hormonal sintético é um método bastante polêmico para controlar os sintomas da menopausa e pode trazer muitos riscos permanentes para a saúde da mulher. Confira, nesse artigo, cinco motivos para adotar o tratamento de reposição hormonal natural.

Menor risco de desenvolver câncer de mama e endométrico

O tratamento de reposição hormonal natural proporciona uma tranquilidade para a mulher por não causar efeitos de desencadeamento de doenças de diagnósticos graves. Sem riscos de potencializar ou desenvolver mutações celulares quer seja na mama ou no útero . Porem é importante consultar seu médico e fazer exames periódicos nessa fase para controle desses sintomas.

Varias pesquisas médicas foram e continuam sendo realizadas com esses fitohormônios e apontam o tratamento de reposição hormonal natural como uma alternativa para um momento que a adoção pelo natural, age como um fator influenciador para minimizar a consequência de problemas de saúde. Os fitohormônios, por estarem na categoria de alimento como o gérmen de soja, agem em harmonia com o organismo sem agredi-lo.

Menor risco de trombose

O uso de fitohormônios não influenciam a cadeia circulatória, não sendo fator que contribua para desenvolver trombose se houver tendência para esse problema. As causas ainda não são bem explicadas pela medicina, mas nessa fase a mulher que estiver propensão para desenvolver, devem procurar um médico especialista nessa área.

tratamento de reposição hormonal natural

Altos índices de depressão

Muitas mulheres recorrem ao tratamento de reposição hormonal justamente para amenizar os efeitos da depressão que podem ocorrer na menopausa. O que poucas pessoas sabem é que dependendo da opção de reposição escolhida principalmente combinados, podem ser também os responsáveis por aumentar o quadro de depressão na mulher, além de causar sérias alterações no humor da paciente. A opção por fitohormônios não interfere no quadro de depressão mas colabora para melhora de humor e irritabilidade, já que os calores são atenuados nessa escolha.

Menor risco de desenvolver problemas cardiovasculares

No início do uso do tratamento de reposição hormonal para controlar a menopausa, muito se falou sobre a possibilidade de risco de problemas cardiovasculares nas mulheres. Porém, estudos mais recentes apontam que o uso de fitohormônios não interfere nesse risco. Mas assim que entrar na menopausa é importante consultar um médico cardiologista.

Menopausa, dificuldade de concentração e perda de memória

Problemas de memória, raciocínio e outras funções ligadas à cognição que afetam muitas mulheres entre os 40 e 50 anos de idade parecem ser mais agudos no período imediatamente após a menopausa, segundo um estudo publicado em 2015 pela revista científica “Menopause”.

“As mulheres, durante essa fase de transição, se queixaram por muito tempo de dificuldades cognitivas, como se lembrar de informações ou realizar tarefas que eram de rotina”, disse a neuropsicológa e principal autora do estudo Miriam Weber, do Centro Médico da Universidade de Rochester, nos EUA.

“O mais importante é assegurar para as mulheres que esses problemas são normais e muito provavelmente passageiros”, destacou Miriam.

Existe a opção iniciar um tratamento de reposição hormonal natural, que acrescenta benefícios ao seu organismo e cuida do seu corpo de forma saudável.

Qual é a sua opinião sobre a opção por um tratamento de reposição hormonal natural durante a menopausa? Você conhece alguém que esta fazendo uso da reposição natural? Compartilhe sua opinião com a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×