4 motivos para não controlar os sintomas da menopausa com medicamentos convencionais

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa 4 motivos para não controlar os sintomas da menopausa com medicamentos convencionais

A menopausa é uma fase da vida que pode interferir, significativamente, no dia a dia da mulher. É claro que, mesmo com muitas mulheres não manifestando sintomas dessas alterações hormonais naturais, algumas podem sofrer com a intensidade das consequências da queda do estrogênio, necessitando de um suporte clínico mais eficiente.

É exatamente na busca do controle desses sintomas que os medicamentos convencionais (analgésicos, anti-inflamatórios e similares) se tornam um importante suporte para muitas dessas pacientes. Essa, entretanto, não deveria ser uma prática comum.

Separamos abaixo alguns motivos para você evitar controlar os sintomas da menopausa com esses medicamentos convencionais. Confira:

Medicamentos convencionais são meramente paliativos

Quando utilizamos um analgésico para controlar uma dor de cabeça ou um anti-inflamatório para suportar uma determinada irritação no corpo, devemos sempre ter em mente que não estamos tratando a origem desses sintomas, mas sim suas consequências.

Os medicamentos convencionais, portanto, são uma alternativa paliativa para evitar o desconforto de determinados sintomas da menopausa, mas jamais a solução para que eles não voltem a aparecer novamente. Para ficar livre desses sintomas, é preciso conhecer e identificar sua principal causa.

Usar esses medicamentos pode mascarar sintomas da menopausa importantes

Segundo pesquisas, o uso, a longo prazo, de medicamentos que oferecem tratamentos paliativos para os sintomas da menopausa pode mascará-los, dificultando um possível diagnóstico de uma condição mais grave causada por outras condições. Como muitos dos sintomas da menopausa se parecem com sintomas de outras doenças, utilizar esses medicamentos para controlá-los pode lhe impedir de perceber que existe algo a ser tratado no seu organismo.

Procure sempre a opinião do seu médico ao iniciar uma medicação e, sempre que possível, faça uma visita de check-up para acompanhar a sua saúde nessa fase da vida.

sintomas da menopausa

O uso de medicamentos sem receita pode ser perigoso

Um dos piores hábitos estimulados pelo uso de medicamentos como os analgésicos, anti-inflamatórios e similares – que podem ser comprados sem receita nas farmácias – é o de fazer o que chamamos de “automedicação”.

O uso de qualquer tipo de medicação sem prescrição médica, mesmo que seja para controle de uma simples dor de cabeça, pode ser muito perigoso para sua saúde, visto que somente um médico é capaz de prever uma possível reação do seu organismo a esses compostos químicos.

Por isso, ao optar por tratar sozinha os sintomas da menopausa, você pode também estar se expondo a essa condição.

Existem tratamentos que podem fazer bem para você

Não é preciso lidar com os sintomas da menopausa caso você decida por não fazer uso dos medicamentos convencionais. Existem tratamentos que podem lhe ajudar a minimizar os efeitos colaterais da queda de produção hormonal, devolvendo para o seu organismo a qualidade de vida que ele merece.

Converse com seu ginecologista sobre os tratamentos de reposição hormonal e escolha aquele que vai lhe ajudar a evitar os sintomas desconfortáveis dessa fase da vida.

Você tem o hábito de controlar os sintomas da menopausa apenas com medicamentos convencionais? Como essa situação tem lhe ajudado a aumentar – ou piorar – a qualidade de vida nessa fase? Deixe o seu comentário!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×