Você pode engravidar aos 50! Veja como ter uma gestação saudável na meia idade

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Voce pode engravidar aos 50 Veja como ter uma gestacao saudavel na meia idade

Algo que é mais comum do que se imagina é o aparecimento da gravidez aos 50 anos, quando muitas mulheres já estão começando a planejar suas vidas como avós. Isso acontece demais porque muitas delas acabam achando que estão já no climatério, mas na verdade está apenas na fase intermitente da menstruação. Com isso acabam se descuidando com os métodos contraceptivos e então, a surpresa aparece. Ou, em muitos casos, há mesmo o interesse em se ter um filho com essa idade, sendo algo de fato planejado.

Mas com o avanço da idade, já quase no fim da fase fértil da vida, é possível ter uma gestação saudável na meia idade?

É possível ter uma gestação saudável na meia idade?

A resposta é: sim! É possível sim ter uma gestação saudável na meia idade. A medicina avançou bastante a ponto de garantir a saúde tanto da grávida quanto do bebê durante toda a gestação. Diversas famosas passaram por essa situação, como Deborah Bloch e Solange Couto engravidaram depois dos 50 e tiveram um período saudável de gestação.

É lógico que, por ser um organismo que já está se preparando para justamente parar de gerar filhos, é preciso tomar uma série de cuidados para evitar complicações que possam levar até mesmo a interrupção da gravidez e problemas de saúde para a mulher.

gestação saudável na meia idade

Riscos que podem ocorrer

Em primeiro lugar, há um risco bem maior de aborto espontâneo na gravidez tardia. Isso porque o organismo já não está mais tão apto a lidar com uma gestação com o mesmo vigor de antes. Um dos problemas que a meia idade gera é a atrofia do útero, e que pode levar a uma restrição do crescimento intrauterino do bebê, fazendo com que ele não se desenvolva tão bem quanto poderia na barriga da mãe.

Outro problema é que há um risco maior de diabetes gestacional e hipertensão – muito porque muitas mulheres, nesta idade, já possuem ambas as doenças de antemão, e que são complicadoras numa gestação, tanto em relação ao bebê quanto em relação a mãe.

Tanto a pele quanto a musculatura do abdômen são mais frágeis, menos elásticas, o que acaba também sendo um complicador, já que o crescimento do bebê e a saúde da mãe dependem desses dois fatores.

Há também uma maior predisposição que haja alterações genéticas no bebê, com maior incidência de Síndrome de Down nestes casos.

Como muitos desses riscos são graves, é preciso tomar uma série de cuidados para evitá-los, tais como:

Cuidados que devem ser tomados

Para que você e o bebê possam ter a sua saúde garantida, sigam os seguintes cuidados:

  • Faça todo o pré-natal certinho, seguindo as recomendações do seu médico.
  • E, principalmente, escolha um profissional de confiança para acompanhar essa gravidez.
  • Caso seja planejado, avise ao seu ginecologista/obstetra as possíveis doenças que você tenha, como diabetes, pressão alta, problemas cardíacos, problemas de circulação, entre outros que possam causar complicações na sua gravidez.
  • Caso tenha essas doenças e esteja planejando a gravidez, tente mantê-las controladas, principalmente com atividades físicas para ter uma gestação saudável na meia idade.
  • Siga as recomendações médicas a risca. Se for pedido para manter repouso absoluto, não arrisque pontualmente. Lembre-se que é a sua saúde e a do bebê que está em jogo.
  • Se a gravidez é planejada, pratique exercícios de fortalecimento do abdômen para evitar flacidez na pele e enfraquecimento dos músculos da região.

Seja surpresa ou planejado, entenda que é possível sim ter uma gestação saudável na meia idade. Basta que você esteja ciente dos riscos e mantenha os cuidados prescritos por um médico de confiança. E se quer mais dicas para ter uma vida saudável após os 50 anos, continue acompanhando nosso blog!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×