Leite de soja ou leite de vaca? O que é melhor para a mulher na menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

leite de soja

Ao chegar na menopausa, muitas mulheres têm consciência e são recomendadas pelos seus respectivos médicos a consumirem uma maior concentração de determinados nutrientes para garantir que não haverá qualquer tipo de déficit e manter a sua saúde em dia.

Um deles é o cálcio, um importante mineral essencial. E com isso é normal que as mulheres comecem a tomar mais leite, na expectativa de repor esse nutriente no organismo de forma eficiente.

Eis que vem a dúvida: o que é melhor, o leite de soja ou o leite de vaca para utilizar nesse período? Veja a resposta agora:

Leite de soja

O leite de soja é feito através da extração desse grão, sendo uma bebida de origem vegetal (e, portanto, uma boa opção para quem é vegano ou vegetariano). Ele é rico em uma série de substâncias importantes para o organismo e, entre eles, uma das mais importantes para as mulheres no climatério: as isoflavonas, que funcionam como reposição hormonal natural.

A bebida também é rica em proteínas de origem vegetal, vitaminas e substâncias antioxidantes, que ajudam na eliminação dos radicais livres – um dos grandes vilões do envelhecimento precoce. Também ajuda na redução do LDL (colesterol ruim) e na diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.

Já em questão de concentração de cálcio, nesse caso o leite de soja sem enriquecimento é menor do que o de vaca. Porém há diversas marcas que fazem enriquecimento, o que o torna comparável com o seu companheiro de origem animal.

O leite de soja é uma ótima opção para quem não quer tirar esse alimento da sua dieta e possui intolerância à lactose, em seus mais variados graus. Como ele não possui lactose, ele não desencadeia o processo alérgico, sendo uma ótima opção para você.

leite de soja

Leite de vaca

O leite de vaca, diferente do leite de soja, já é de origem animal. Seus principais nutrientes fornecidos são o magnésio, potássio, sódio, vitaminas A e D e energia através da quebra de lactose em energia. Também possui uma boa concentração de aminoácidos essenciais (aqueles que o organismo não produz), importantes para a síntese muscular. Além disso, fornece uma boa quantidade de cálcio, sendo melhor do que o seu companheiro de origem vegetal.

Porém, ele é um leite mais rico em gorduras, o que pode atrapalhar a dieta e, principalmente, prejudicar a saúde daquelas mulheres que já possuem sobrepeso.

O leite de vaca ainda pode ser um problema para você que possui intolerância à lactose, que pode causar desconfortos gastrointestinais a até reações mais complexas que atrapalham a qualidade de vida da mulher.

Qual dos dois é melhor?

Na verdade, não há uma opção que seja necessariamente melhor entre ambas. O ideal é que, caso você não tenha nenhum processo alérgico/inflamatório causado pelo leite de vaca, que você mantenha o consumo de ambos em sua dieta.

Enquanto o leite de vaca é uma grande fonte de cálcio, o leite de soja ajuda na reposição hormonal, tendo ambas funções que se ajudam mutuamente. O importante é que você tenha um consumo equilibrado dessas bebidas.

Ficou alguma dúvida sobre o leite de soja e o de vaca? Conte para nós nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×