X

Fitormônios: o que são e como eles podem beneficiar sua saúde?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Alguns problemas de saúde bastante presentes na população ocidental estão relacionados aos hormônios. Entre as mulheres, a progesterona e o estrogênio são dois dos hormônios mais importantes para qualquer fase da vida. Porém, a queda em sua produção acontece durante a menopausa e pode acarretar sintomas e desconfortos que atrapalham a rotina feminina.

Os fitohormônios aparecem como solução para a reposição hormonal, administrando os níveis de progesterona e estrogênio de modo excelente e eficaz, por meio do controle da alimentação ou à base de tratamentos naturais. Entenda melhor o que são esses fitohormônios e como eles podem beneficiar a sua saúde, com a leitura deste post!

O que são os fitohormônios?

Chamamos de fitohormônios (ou hormônios vegetais) as substâncias encontradas nas plantas. Essas substâncias exibem atividade semelhante a dos hormônios e atuam na constituição das membranas celulares, como os hormônios de crescimento, antioxidantes e fungicidas.

São milhares de espécies de plantas com ação hormonal conhecidas hoje em dia. E quase todas estão ainda ligadas a outras substâncias como aminoácidos, açúcares, peptídeos e proteínas, de acordo com artigo do Brasil Escola.

Como eles podem beneficiar sua saúde?

As vantagens incluem, principalmente, o tratamento eficaz de vários sintomas da menopausa. Os fitohormônios têm poucos efeitos adversos, e mesmo quem tem contraindicação para o uso de reposição hormonal, pode utilizá-los.

Além de serem uma solução no tratamento da menopausa, os fitohormônios também podem ser muito úteis para o tratamento da TPM, que antes só podia ser tratada com analgésicos e contraceptivos.

O benefício é obtido através da inserção de alguns alimentos na dieta da mulher e é indicado por endocrinologistas e ginecologistas. Essa pauta foi, inclusive, muito debatida no congresso da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), tal qual mencionado na matéria do ABC da Mulher.

Quais os alimentos ricos em fitohormônios?

O principal alimento rico em fitohormônios que conhecemos é a soja. Em sua composição, a soja possui grande concentração de isoflavonas. Além disso, é rica em genisteína, que ajuda na prevenção do câncer e também problemas relacionados à vesícula e ao fígado. Para as mulheres na menopausa, é um alimento muito indicado, pois ainda previne a hipertensão e a osteoporose.

Você pode também acrescentar no seu cardápio leguminosas como a ervilha e o feijão, que são da mesma família da soja e têm boas concentrações de nutrientes. Os derivados de soja também podem ser inseridos na dieta, como o tofu (queijo de soja) e o leite de soja.

Outro alimento importante é a semente de linhaça. A linhaça, quando ingerida, é convertida em estrogênio pelas bactérias do intestino, além de entregar gorduras benéficas à saúde e ser rica em fibras.

Pouca gente sabe, mas o alho também é rico em isoflavonas. Sua conveniência é que poderá ser usado como ingrediente na preparação de diversas receitas! Uma boa oportunidade para quem precisa aumentar a ingestão desse composto, como as mulheres na menopausa.

A chave para se beneficiar dos fitohormônios está, portanto, na sua alimentação. Modifique a sua dieta e garanta mais qualidade de vida durante a menopausa ou TPM.

O que achou de conhecer os benefícios dos hormônios naturais? Tem alguma dúvida que precisa esclarecer? Deixe aqui o seu comentário!