X

Está em tratamento de reposição hormonal? 4 alimentos inimigos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Quem está fazendo tratamento de reposição hormonal devido à menopausa precisa tomar alguns cuidados em seu dia a dia. Um deles é em relação à alimentação. Alguns alimentos são verdadeiros vilões para a condição, e por isso é melhor evitá-los.

Um tratamento de reposição hormonal, mesmo quando é feito por meio de produtos naturais, não deixa de ser um procedimento terapêutico. Para que ele faça efeito, alguns passos são fundamentais. E alguns alimentos podem atrapalhar o alcance dos melhores resultados.

Quer saber quais são esses alimentos? Confira aqui no nosso post!

1. Alimentos gordurosos atrapalham o tratamento de reposição hormonal

Os primeiros grandes “inimigos” que devem ser evitados na sua reeducação alimentar durante a menopausa são os alimentos gordurosos. Eles não só atrapalham o tratamento de reposição hormonal como interferem no seu corpo.

Durante esse período da vida, as mulheres têm queda do metabolismo corporal. Por isso, é mais difícil controlar o peso. Queimar calorias será mais árduo, portanto é melhor evitar os alimentos gordurosos também se quiser evitar o aumento mais rápido de massa corporal.

2. Bebidas alcoólicas podem aumentar a temperatura do corpo

Um dos sintomas mais presentes durante a menopausa é o calor. O aumento da temperatura corporal acontece durante alguns períodos do dia e esse chamado “fogacho” incomoda bastante as mulheres. Quem está fazendo tratamento de reposição hormonal busca também a redução desses problemas, algo que a ingestão das bebidas alcoólicas em nada colabora.

A sensação de relaxamento e descontração provocada pelas bebidas pode ter efeito contrário durante o tratamento de reposição hormonal. Portanto, é recomendado evitar o consumo que seja constante de bebidas alcoólicas ou comidas que levem o álcool na sua composição.

3. Bebidas e alimentos com cafeína

Alimentos e bebidas ricas em cafeína, como café, alguns tipos de chá, os chocolates e alguns refrigerantes também podem elevar a temperatura do organismo. Isso não é benéfico quando o assunto são os “fogachos” sentidos durante esse período, embora possam parecer alimentos que tenham menos contratempos.

Vale dizer que a cafeína, por ser um estimulante, agrava os quadros de agitação, ansiedade e o eventual nervosismo que a mulher possa sentir no período. Bebidas e comidas com cafeína não são indicados também para quem sofre com dores de cabeça e enxaquecas.

4. Alimentos ricos em sódio

Um dos sintomas mais observados nas mulheres durante seu processo de envelhecimento é a retenção de líquidos. Quem está na menopausa apresenta a produção hormonal alterada, e esse problema pode se agravar.

Para isso, é fundamental diminuir a ingestão de alimentos que sejam ricos em sódio. Ou seja, deve-se fazer o possível para evitar consumir alimentos que levem muito sal. O sódio aumenta a retenção de água no organismo.

A retenção de líquidos incomoda, deixa as mulheres se sentindo inchadas e então insatisfeitas com o seu corpo. Quanto menos sal consumir, melhor. Cuidado também com alguns produtos “diet” ou “light”, visto que eles podem conter altos índices de sódio.

Ter uma alimentação equilibrada e mais saudável é fundamental durante toda a vida. Mas em períodos como a menopausa e para quem faz tratamento de reposição hormonal é ainda mais importante. Ajude o tratamento a fazer mais efeito e afaste os desequilíbrios e os desconfortos desse período desgastante. Você merece viver melhor!

O que achou dessas dicas? Você já controla a sua alimentação? Tem alguma dúvida que deseje esclarecer? Deixe aqui o seu comentário com dúvidas ou sugestões!