É possível iniciar o uso de reposição hormonal na pré-menopausa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa É possível iniciar o uso de reposição hormonal na pré-menopausa

A reposição hormonal é um tratamento comum para mulheres que estão passando pela menopausa. Ela ajuda na diminuição dos sintomas, e, por isso, aumenta a qualidade de vida da mulher naquele período.

Nós já sabemos que, no período da menopausa, tratamentos hormonais, especialmente os naturais, são indicados para várias mulheres. E na pré-menopausa, é possível usá-los também? Confira aqui tudo o que precisa saber sobre o assunto!

O que é a pré-menopausa?

Para início de conversa, é necessário saber o que é, em realidade, a pré-menopausa. Pois bem, ela nada mais é do que o período de transição da mulher do período reprodutivo para o não reprodutivo.

Trata-se de uma coisa que acontece com todas as mulheres, uma vez que existe um número limitado de folículos ovarianos, que vai diminuindo a cada menstruação. Uma mulher geralmente entra nessa fase da vida entre os 40 e 45 anos, e pode ficar nessa situação por até 10 anos antes de, de fato, atingir a menopausa. Essa fase é caracterizada pela diminuição dos hormônios sexuais femininos, que também podem causar sintomas nas mulheres. Esse período também é conhecido como climatério.

Sintomas

Mulheres no climatério estão suscetíveis a vários sintomas, que tornam suas vidas mais difíceis. Alguns sintomas comuns da pré-menopausa são a diminuição do intervalo entre um fluxo menstrual e outro, além de irritabilidade, insônia e diminuição do desejo sexual. Dores de cabeça também não são incomuns.

pré-menopausa

Diagnóstico

A pré-menopausa só pode ser diagnosticada pelo seu ginecologista, através de um exame. O diagnóstico dessa situação é feito a partir de um exame de sangue que conferem as taxas de FSH. Após receber o resultado, é preciso consultar com seu médico quais serão as próximas atitudes a serem tomadas.

Como tratar?

Após se chegar ao diagnóstico, a dúvida de muitas mulheres é se a pré-menopausa deve ser tratada e, se sim, de qual maneira. Essa decisão varia de médico para médico, mas existem, sim, tratamentos que podem ser feitos para melhorar a vida das mulheres. Os mais comuns são tratamentos com pílulas anticoncepcionais ou com DIU, que tem como objetivo regularizar o fluxo menstrual até a chegada da menopausa.

Reposição hormonal natural

Uma das opções mais benéficas para mulheres em período de pré-menopausa é o uso da reposição hormonal natural. Isso porque seus ingredientes são feitos de matérias encontradas na natureza, e, como consequência, trazem menos danos ao corpo humano. Medicamentos à base de soja, por exemplo, podem trazer benefícios que vão além de apenas a diminuição dos sintomas do climatério.

Isso porque a soja é um alimento rico em isoflavonas, que também age contra a osteoporose e na prevenção de alguns tipos de câncer. As isoflavonas agem no corpo da mulher, assim como o estrógeno age no caso de reposição artificial, por isso, é uma boa alternativa para aquelas que procuram por ingredientes menos nocivos para o corpo.

A reposição hormonal pode ser ótima opção para mulheres que estão passando pela pré-menopausa. Ainda assim, é imprescindível consultar seu médico para saber se, de fato, está no climatério e qual tratamento fazer. Gostou do texto? Então deixe um comentário abaixo nos contando sobre a sua experiência com o climatério!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×