Dicas de nutrição para quem está na menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa-Dicas-de-nutrição-para-quem-está-na-menopausa

Se ao longo da vida ter uma alimentação balanceada é importante, na menopausa isso é ainda mais fundamental. Graças às profundas e definitivas transformações que o corpo feminino sofre, a alimentação precisa ser um fator para ajudar – e não para atrapalhar – a sua saúde. Quer saber como se alimentar corretamente? Então confira dicas de nutrição para quem está na menopausa

Mude seus hábitos de alimentação

Uma das dicas de nutrição mais importantes na menopausa é a mudança de hábitos de alimentação. Por mais que sua alimentação garanta que você seja saudável, com a menopausa acontecem profundas mudanças inclusive no metabolismo e por isso você precisará fazer modificações, mesmo que temporárias.

Com isso, você deve diminuir ao mínimo possível o consumo de gorduras saturadas, carne vermelha, açúcar e carboidratos complexos. Calorias vazias, como as dos refrigerantes, também devem ser evitadas porque maiores são as chances de problemas cardiovasculares nesse momento. Já as fibras devem ser reforçadas nesse período, garantindo bom trânsito intestinal.

Dê preferência a alimentos naturais

Também é importante que você dê preferência a alimentos naturais. Apenas substituir os alimentos considerados ruins por outros alimentos que são cheios de componentes industrializados não fará tão bem para a sua saúde quanto você pensa.

Assim, uma das nossas dicas de nutrição para a menopausa é: em vez de comer uma barrinha de cereal industrializada, prefira comer os grãos frescos como aveia e linhaça, por exemplo. Ao fazer esse tipo de substituição, você garante uma alimentação mais balanceada e mais benéfica para a sua saúde.

Use a soja como uma aliada: uma das dicas de nutrição de ouro

Embora a soja seja um grão com excelentes propriedades para quem a consome, ela é especialmente benéfica para mulheres que estão na menopausa pelo fato de ela conter isoflavonas.

Essas isoflavonas são responsáveis por agir como o estrogênio, resultado em um uma tratamento totalmente natural. Com isso, os sintomas relacionados a menopausa são parcialmente aliviados quando você consome soja com frequência.

dicas de nutrição

Consuma mais cálcio e magnésio

Durante a menopausa existe uma perda de massa óssea, o que pode levar a um quadro de osteoporose. Por isso, é preciso aumentar a quantidade de cálcio ingerida como com o consumo de laticínios e vegetais ricos em cálcio, como o espinafre.

Apesar disso, um erro muito comum é o de achar que apenas ingerir cálcio será suficiente para fortalecer os ossos. Para que isso aconteça é preciso aumentar a absorção de cálcio, o que deve ser feito com o consumo de magnésio. Esse elemento está presente em alimentos como grãos integrais, feijões, ervilha e acelga.

Cuidado com alimentos que aumentam a temperatura

Uma das dicas de nutrição mais importantes durante a menopausa é o fato de que é preciso tomar cuidado com alimentos que aumentem a temperatura. Pimentas, gengibre e comidas muito condimentadas, por exemplo, podem piorar ainda mais o fogacho.

Por isso, é importante que você tome cuidado com o que irá consumir para que a alimentação não se transforme em um momento de desconforto.

Seguindo essas dicas de nutrição, você passará pela menopausa com mais qualidade de vida e com mais saúde. Para isso, balanceamento é a palavra-chave e uma das suas grandes aliadas deve ser a soja, que funcionará como um tratamento natural.

Tem alguma dúvida sobre como se alimentar corretamente na menopausa? Qual a sua maior dificuldade? Comente e compartilhe sua experiência!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×