Como a soja contribui para combater a insônia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Dentre as várias maravilhas que o consumo de soja pode oferecer para sua saúde, uma delas tem muito a ver com a qualidade do seu sono. Você sabia que a soja é uma aliada importantíssima para combater a insônia, especialmente em mulheres que estão vivenciando a menopausa? Ficou curiosa em saber como esse alimento pequeninho pode ser tão poderoso na hora de deitar a cabeça na cama e dormir bem? Confira nosso artigo abaixo e saiba mais sobre o assunto!

A menopausa e os problemas com o sono

Mulheres que já chegaram à menopausa, ou que já ultrapassaram essa fase, perceberam que dentre as várias coisas que mudam na sua rotina e no seu organismo, a qualidade do sono é uma delas. As mudanças hormonais não permitem que elas consigam pegar no sono e relaxar da mesma maneira que conseguiam antes, diminuindo significativamente sua qualidade de vida.

Combater a insônia, portanto, é um dos maiores desafios para essas mulheres que ainda estão descobrindo como lidar com as mudanças tradicionais do seu organismo.

As isoflavonas ajudam a combater a insônia

Não existe alimento mais valioso para a mulher que está enfrentando a menopausa do que a soja. Essa leguminosa é rica em um composto nutricional chamado de isoflavona, que atua como um repositor natural do hormônio feminino – que está em baixa no climatério – minimizando, portanto, os efeitos colaterais nessa fase da vida da mulher.

Para quem precisa combater a insônia que vem como efeito colateral da menopausa, uma excelente solução é adicionar a soja à sua dieta, visto que a concentração de isoflavonas consumidas podem ajudar a melhorar a qualidade do sono.

combater a insônia

Atuação benéfica comprovada cientificamente

A ação da soja para combater a insônia já foi comprovada cientificamente por pesquisadores de várias universidades no Brasil. Em um estudo específico, os pesquisadores observaram 38 mulheres na menopausa que queixavam-se de insônia e que se dispuseram a iniciar a ingestão de 80 miligramas diários de isoflavona isolada como opção para tratamento desse quadro.

Todas essas mulheres relataram uma melhora significativa na qualidade do sono, afirmando que conseguiam dormir cerca de 84% de todo o período noturno, ao contrário dos 78% descansados antes da ingestão do composto isolado. Os resultados eram ainda melhores em mulheres que sofriam de insônia considerada intensa, que afirmavam conseguir recuperar o desejo de dormir ao deitar-se na cama.

O controle de outros sintomas da menopausa também pode combater a insônia

Outros sintomas da menopausa, como por exemplo o fogacho, também podem ter relação direta com a falta de qualidade do sono entre as mulheres que estão na menopausa. Como a ingestão de soja ajuda a controlar e minimizar esses sintomas, é natural que essa atitude também ajude a combater a insônia e melhorar a qualidade de vida dessas mulheres.

Você está na menopausa e vem sofrendo com dificuldades para dormir? Já tentou utilizar a soja como alternativa para combater a insônia no seu dia a dia? Conte para a gente a sua experiência e tire suas dúvidas!

Quer conferir outras dicas de bem estar para mulheres acima de 40 anos? Faça o download do nosso e-book sobre o assunto agora mesmo!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×