Quem tem colesterol alto pode fazer um tratamento de reposição hormonal?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa Quem tem colesterol alto pode fazer um tratamento de reposição hormonal

O colesterol alto é uma das doenças que mais atinge a saúde de homens e mulheres em todo o mundo. As mudanças nos hábitos alimentares e, especialmente, no estilo de vida da nossa população, tem influenciado negativamente no metabolismo de gorduras do nosso organismo, aumentando o risco de desenvolver essa perigosa condição.

Muitas mulheres, quando chegam na menopausa, podem apresentar alguma alteração no metabolismo corporal, desenvolvendo, inclusive, sintomas como a elevação do colesterol sérico. A dúvida que geralmente afeta essas mulheres é: afinal, quem apresenta o colesterol alto pode fazer o tratamento de reposição hormonal? Essa é a pergunta que vamos responder neste artigo.

Colesterol alto: como ele se manifesta?

O colesterol alto é uma condição clínica relativamente comum em indivíduos que apresentam irregularidades na alimentação, entretanto, uma de suas principais causas é o histórico familiar, mostrando que essa é uma doença de condição fortemente genética.

É claro que a alta ingestão de gorduras na alimentação, associada à baixa prática de atividades físicas, pode resultar em maior dificuldade do organismo em usar a gordura circulante no sangue como energia e, por isso, aumentar a formação de moléculas de colesterol. Entretanto, indivíduos que mantêm uma dieta saudável e bons hábitos de vida, mas que apresentam carga genética favorável para a elevação do colesterol no sangue, também serão acometidos por essa condição.

É exatamente por isso que, em muitos casos, o tratamento do colesterol alto é mais medicamentoso do que, necessariamente, dietético.

tratamento de reposição hormonal

Existe relação entre colesterol alto e tratamento de reposição hormonal?

O colesterol alto e o tratamento de reposição hormonal são condições que não se relacionam quando o assunto é saúde da mulher, especialmente se esse tratamento de reposição hormonal é natural. Nenhuma alteração será realizada no metabolismo por conta desse tratamento para sintomas da menopausa. A reposição hormonal natural não contribui para o aumento do colesterol em mulheres que já apresentam esse diagnóstico.

Quais são os benefícios da soja para evitar o colesterol alto?

Quando falamos em tratamento de reposição hormonal natural, devemos sempre ter em  mente a soja como principal alternativa para controlar os sintomas da menopausa. A soja, por sua vez, é também uma importante aliada das dietas prescritas para pacientes com elevação do colesterol, devido sua alta concentração de fibras alimentares.

As fibras atuam como uma verdadeira rede protetora do organismo no sangue, impedindo a absorção excessiva de gordura por ele e, dessa maneira, facilitando sua eliminação nas fezes. Por isso, é possível afirmar que o tratamento de reposição hormonal é até mesmo capaz de ajudar a evitar o colesterol alto em pacientes na menopausa.

O tratamento ajuda a reduzir o colesterol em pessoas já diagnosticadas?

Para mulheres já diagnosticadas com colesterol alto, especialmente se esse diagnóstico é identificado como uma herança genética familiar, a soja não consegue fornecer o efeito protetor esperado após sua ingestão, visto que essa elevação não é causada por uma alteração na dieta.

Nesses casos, o tratamento medicamentoso é indispensável para controlar essa condição e oferecer saúde para essa paciente.

Você já deixou de realizar um tratamento de reposição hormonal por ter colesterol alto? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Conte para a gente!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×