O Cérebro da Meia Idade: entenda porque esse é o melhor cérebro para a sua vida

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa O Cérebro da Meia Idade entenda porque esse é o melhor cérebro para a sua vida

Previamente, acreditava-se que com o avanço da idade, o cérebro começava a se degenerar, perdendo muito de suas funções e suas principais capacidades.

Embora seja, sim, verdade que o cérebro perde ou diminui algumas de suas funções com a idade e a menopausa, a ciência vem provando que a idade também pode ser benéfica para o órgão mais importante do corpo humano.

O estudo realizado por Joshua Hartshorne com 50 mil pessoas entre 10 e 89 anos, por exemplo, é apenas um dos muitos na comunidade científica que demonstram que o cérebro da meia idade pode ser o melhor da sua vida. Quer saber por que isso acontece? Então confira abaixo!

O ganho de experiência conta a favor do cérebro

Se você colocar duas pessoas que viveram nas mesmas condições de vida, vai notar que uma pessoa mais velha normalmente tem mais conhecimento sobre diferentes questões. Isso se deve basicamente à maior quantidade de tempo vivido, que faz muita diferença.

Um cérebro da meia idade, portanto, tem em geral mais informações e muito mais parâmetros do que um cérebro mais jovem. Isso não apenas ajuda a saber mais, mas também apoia a tomada de decisão para que ela se torne mais fácil e mais assertiva.

O cérebro da meia idade processa melhor as informações

Diferentemente do que se acreditava, o cérebro da meia idade processa melhor as informações. É bem verdade que a memória vai se degenerando com o tempo, mas a quantidade de processamento de informações melhora, assim como a sua qualidade.

Isso se deve principalmente ao fato de que nessa idade o cérebro já está plenamente desenvolvido, fisicamente falando. Com isso, o cérebro pode fazer muito mais conexões e utilizar adequadamente os seus recursos de maneira adequada.

cérebro da meia idade

O aumento da maturidade também é vantajoso

Além da experiência, a idade também tende a trazer maturidade. Pode até não ser verdade para todos os casos, mas a maioria das pessoas quando fica mais velha também se torna mais madura. Isso se deve em partes, inclusive, à diminuição da quantidade de hormônios que o corpo produz.

Há, portanto, mais clareza no uso das informações adquiridas, acumuladas e processadas pelo cérebro de meia idade. As decisões são menos impulsivas e é possível conseguir enxergar melhor de maneira panorâmica, o que facilita o uso de informações.

Uso integrado do conhecimento é mais intenso

Por falar nisso, o fato de o cérebro da meia idade estar plenamente desenvolvido favorece o uso integrado de informações. Como o cérebro não precisa mais concentrar esforços em se desenvolver a plena capacidade, ele passa a poder usar as informações de maneira muito mais integrada.

A interdisciplinaridade passa a ser uma realidade de quem está nessa idade e é muito mais fácil ter um pensamento lateral o mais abrangente. Enquanto isso, pessoas mais jovens têm a tendência de se focar em apenas um caminho, já que o uso integrado do conhecimento não acontece de maneira tão intensa.

O cérebro da meia idade é o melhor cérebro para sua vida porque ele atingiu sua capacidade plena de desenvolvimento, além de acumular experiência e maturidade. Com isso, ele está pronto para usar e integrar de maneira muito mais intensa todas as informações que você adquiriu ao longo de uma vida. O resultado é que não apenas você sabe mais sobe as coisas, como consegue agir e tomar decisões de maneira muito melhor.

E você, o que acha do cérebro de meia idade? Consegue notar os benefícios que a meia idade pode trazer? Deixe o seu comentário e confira mais dicas no nosso blog!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×