5 alimentos que ajudam a combater o estresse

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Herborisa-5-alimentos-que-ajudam-a-combater-o-estresse

Em 2008 a Organização Mundial da Saúde já tratava o estresse como uma epidemia, já que é uma condição que afeta, em maior ou menos grau, mais de 90% da população mundial. Embora existam muitos tratamentos e dicas à disposição, tudo começa com uma alimentação de qualidade — e escolher os alimentos corretos faz toda a diferença.

Conheça cinco alimentos que ajudam a combater o estresse!

Laticínios: ricos em triptofano

Embora sejam vilões em muitas dietas, os laticínios possuem uma ação importante para combater o estresse. Essa ação se deve, basicamente, à presença de proteína magra e também de um aminoácido chamado triptofano. Além disso, os laticínios também são riscos em complexo B e ajudam a melhorar o funcionamento do sistema nervoso.

O mais recomendado é ingerir laticínios mais magros, como queijo minas ou ricota, além de leite desnatado.

Soja: magnésio ajuda a combater o estresse

A soja é um alimento importante para repor o magnésio que é consumido quando se está sob a pressão do estresse. Com isso, evitam-se sintomas como dores de cabeça e incômodos em geral, além de ajudar a diminuir os níveis de cortisol lançados no organismo.

Dessa maneira, o consumo do grão de soja, especialmente cozido, é um ótimo aliado para que você possa ter uma mente mais fresca e livre de todo o estresse.

combater o estresse

Cereais: boa fonte de vitamina B

Cereais, como a aveia e a linhaça, também ajudam a combater o estresse por favorecerem o trânsito intestinal. Além de evitarem o acúmulo de gordura nas paredes das veias e artérias, as fibras também ajudam a aliviar ou evitar a sensação de inchaço e acúmulo.

O fato de o intestino funcionar melhor também evita dores de cabeça e ajuda o sistema nervoso a funcionar melhor, combatendo o estresse de maneira mais efetiva. A presença de vitamina B nesses grãos, como demonstrado em um estudo australiano, também ajuda a aliviar o estresse.

Carnes magras: proteínas saudáveis

O salmão é uma carne magra rica em ômega 3, que faz bem para o coração, e principalmente rica em proteínas. Com isso, a presença desses elementos faz com que o estresse seja combatido de maneira mais eficiente se você consumir esse peixe com certa regularidade.

Outras carnes magras, como o frango e outros tipos de peixe, também podem ser ingeridas em busca de mais proteína e, portanto, para combater o estresse.

Chocolate: método preferido de muitas pessoas

Nessa lista não poderia faltar o chocolate, alimento preferido de muitas pessoas para combater o estresse. Isso, entretanto, não é sinônimo de que você pode comer qualquer chocolate ou em uma quantidade desenfreada.

Na verdade, o melhor chocolate para ajudar a combater o estresse é o meio-amargo ou, como é mais recomendado, o que contém 70% de cacau. Quanto mais cacau o chocolate tiver, menor será sua quantidade de açúcar e mais efetiva será a sua ação que melhora a circulação e libera serotonina, um neurotransmissor que dá sensação de felicidade.

Quanto à frequência, não exagere e consuma um pequeno tablete de chocolate uma vez na semana que o alívio do estresse é garantido.

Dentre os alimentos que ajudam a combater o estresse estão os laticínios, a soja, os cereais, as carnes magras e até mesmo o chocolate se for consumido com moderação. Assim, você utiliza a alimentação a favor de uma vida livre do grave problema que é o estresse e ainda mantém a boa forma.

Algum desses alimentos já faz parte da sua dieta? Pretende incluí-los? Conte para a gente nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×