8 exercícios recomendados para mulheres com mais de 40 anos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A prática de exercícios em qualquer idade é, geralmente, uma ótima ideia. Entretanto para cada pessoa e faixa etária existem restrições a serem respeitadas. Hoje em dia é muito comum as pessoas matricularem-se em uma academia, começar uma dietinha e achar que está tudo resolvido, mas não é bem assim! Como dissemos anteriormente, existem cuidados especiais a serem tomados.

Por exemplo, as mulheres com mais de 40 anos, em sua maioria, estão passando pelo climatério, período que compreende o fim da sua fase reprodutiva e sua última menstruação (menopausa). Nesse período o organismo feminino passa por muitas mudanças, principalmente com a oscilação da produção de hormônios. A mulher fica, então, vulnerável a doenças cardíacas, vasculares, osteoporose e outras perdas ósseas, especialmente se não opta por realizar um tratamento de reposição hormonal. Portanto, não é tão simples assim definir quais atividades as mulheres dessa faixa etária podem executar. Por isso, trouxemos, oito dicas de exercícios recomendados para as mulheres com mais de 40 anos. Confira!

Alongamento

Vamos começar do básico! Alongar é excelente e é um dos exercícios recomendados para as mulheres com mais de 40 anos, pois ajuda a aquecer os músculos, o que ajuda a evitar lesões e as desconfortáveis cãibras! É importante que ele seja feito não só antes do exercício, com calma, mas também depois do exercício, para ajudar os músculos a relaxarem e evitar ou diminuir as famosas dores após exercícios que você não estava acostumada.

Caminhada

Caminhadas são super recomendadas para qualquer idade! Elas ajudam a nos fortalecer física e mentalmente, sem exigir muito do corpo. Ajuda a combater a osteoporose e auxilia no aumento da capacidade respiratória, circulação e também da capacidade cerebral.

É importante recomendar que não se caminhe rapidamente e sim em ritmo moderado. Quem deseja ir mais rápido deve progredir até a famosa corridinha, a qual veremos a frente. O ideal é caminhar entre quarenta minutos até uma hora.

Corrida

A corrida virou uma febre atual, pois é um esporte relativamente fácil e que não exige que você tenha mais do que um par de tênis e algumas roupas leves para praticá-lo. A corrida pode ser praticada em grupos (o que é bem legal, imagine praticar uma corridinha no parque com as amigas do trabalho!), ou individualmente (você pode colocar suas músicas favoritas num player e esticar as pernas!). Ela é um esporte bastante atraente no qual movimenta-se grande parte dos músculos do corpo e, por isso, é um dos exercícios recomendados para as mulheres com mais de 40 anos.

Se você mora próxima a um parque ou praia, nada melhor do que aquela corridinha com um visual espetacular! Fiquem atentas para o tênis escolhido, depois dos 40, atividades de alto impacto são indesejáveis e os calçados podem aliviar bastante!

Bicicleta

Pedalar dá uma sensação de liberdade, assim como a corrida e a caminhada. Quem já pedalou, sabe muito bem disso! Além de ser altamente recomendada pelo bem ao lado psicológico, dar umas pedaladas ajuda a queimar calorias consideravelmente, além de trabalhar de forma intensa os músculos inferiores, como pernas e glúteos.

Uma boa bicicleta pode ser encontrada em um preço acessível, fora que essa aquisição pode dar a você também um tempo a mais com a família, não é verdade?

Musculação

Exercícios aeróbicos, como vimos acima, são indispensáveis para a saúde da mulher. Porém, a musculação trabalha de maneira mais concentrada os músculos do corpo, sendo assim um dos exercícios recomendados para as mulheres com mais de 40 anos. Essa atividade trabalha no fortalecimento dos músculos, combatendo e ajudando a reverter a descalcificação dos ossos. Recomenda-se entre 40 minutos a uma hora por dia de musculação.

exercícios recomendados para as mulheres com mais de 40 anos

Pilates

Para mulheres mais de 40 anos o Pilates é uma atividade sensacional. Nessa idade há tendência de perda de massa muscular e o pilates, aliado a musculação, ajudam a fortalecer o CORE (musculatura das costas de estabilização da coluna, do quadril e abdômen).

Natação

A natação é diferente das outras atividades que citamos, pois é um esporte muito introspectivo. O tempo todo você estará sozinha, indo pra lá e pra cá naquela piscina. Mas ainda assim é muito relaxante, o impacto sobre os ossos é baixíssimo e movimenta grande parte dos músculos do corpo.

Reconhecido por especialistas como um esporte quase completo, a natação é muito recomendável também pelo fato de não precisar de muitos equipamentos. Se você quiser iniciar essa prática, basta por um maiô ou biquíni e ir nadar! Se você nunca nadou, vale a pena entrar em uma turminha para aprender ao menos o básico da técnica!

Hidroginástica

Também feita na água, a hidroginástica é um dos exercícios recomendados para as mulheres com mais de 40 anos, assim como o pilates, que exercita o CORE. O corpo encontra resistência da água em todas as direções a todo momento durantes as aulas. Fora isso os músculos são bastante exigidos, mas não sofrem tanto stress e a capacidade cardiovascular aumenta, gerando um aumento na qualidade de vida.

Pudemos conferir diversos exercícios recomendados para as mulheres com mais de 40 anos! Lembre-se que, antes de iniciar algumas das sugestões acima, é sempre importante consultar um médico para que ele a avalie e libere os exercícios para você. E ao praticar algum esporte, procure sempre orientação e, quando possível supervisão de um profissional capacitado. Evite desde já problemas de saúde, aproveite o melhor da vida! O que acharam das nossas dicas? Já pratica alguma atividade? Comentem aí! E você, se ainda está parada, vamos nos mexer!

Quer saber mais sobre como ter uma saúde incrível após os 40? Baixe nosso e-book e confira!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×