6 alimentos transgênicos para se evitar na menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

alimentos transgênicos

A chegada da menopausa faz com que as mulheres passem a se dedicar mais ainda a uma vida mais saudável, para prover maior bem-estar e melhorar seu cotidiano após os 40.

Normalmente, acrescenta-se alguns alimentos que estão diretamente ligados a uma alimentação mais saudável, principalmente grãos, legumes e vegetais. Porém, há um problema: os alimentos transgênicos.

Continue lendo, tire suas dúvidas sobre o assunto e veja quais são os 6 alimentos transgênicos para se evitar na menopausa.

O que são alimentos transgênicos?

Os alimentos transgênicos são aqueles nos quais há uma inserção de códigos genéticos nas sementes, a fim de fortalecer os alimentos de forma a evitar perdas maiores por desastres e pragas, tornando-os mais resistentes.

Pode-se inserir, por exemplo, códigos genéticos de bactérias, vírus e outras plantas, a fim de que essas mudanças protejam os vegetais de ações ruins que possam trazer prejuízos para o agricultor.

Quais os riscos de consumi-los regularmente?

A questão é que essas mudanças realizadas no código genético das plantas causam efeitos significativos no organismo, principalmente com seu consumo regular. São elas:

Aumento de alergias

As alergias são potencializadas com o consumo de alimentos transgênicos, pois a inserção de novos genes pode levar a produção de substâncias que o organismo não consiga metabolizar.

Um exemplo é o aumento na alergia a proteína da soja, devido a exacerbação da produção dessa substância em grãos transgênicos.

alimentos transgênicos

Aumento de resistência aos antibióticos

Como são inseridos genes de bactérias nos alimentos (para criar resistência a pragas e outros problemas), ao serem consumidos por humanos, os alimentos transgênicos aumentam a resistência a antibióticos. Esse é um problema bem sério, já que é um dos principais responsáveis pelo surgimento das superbactérias.

Aumento da concentração de substâncias tóxicas no organismo

Ocorre um ciclo vicioso na criação dos transgênicos: os alimentos ficam mais resistentes aos insetos. Os insetos se tornam, portanto, mais fortes para conseguirem consumir os alimentos. Com isso, há a necessidade de utilizar mais agrotóxicos, aumentando a concentração de substâncias tóxicas nos alimentos e consequentemente no organismo.

Por isso é essencial diminuir ao máximo o consumo de alimentos transgênicos no seu dia a dia, evitando problemas posteriores que possam comprometer a sua saúde.

Quais são os alimentos transgênicos para se evitar na menopausa?

Mas então, quais são os alimentos que você deve evitar, principalmente com a menopausa? Estão entre os principais deles:

  1. Soja;
  2. Milho;
  3. Tomate;
  4. Arroz;
  5. Feijão;
  6. Salmão.

Qual alternativa para essa situação?

Como você percebeu, muitos dos alimentos transgênicos estão no dia a dia de todos nós. Então, como evitá-los?

Em primeiro lugar, as mulheres na menopausa tendem a aumentar o consumo de soja, principalmente por esse grão auxiliar na redução dos sintomas. Uma alternativa é o consumo de produtos específicos que tenham o gérmen de soja isolado.

Os demais alimentos você deve sim, incluir em sua dieta. Porém, que tal investir na agricultura orgânica? Compre de fornecedores certificados nesse tipo de produto. Assim terá certeza de que não estará consumindo alimentos transgênicos e estará garantindo uma melhor qualidade de vida na menopausa.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×