5 alimentos que diminuem os efeitos da menopausa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

efeitos da menopausa

Os efeitos da menopausa são extremamente desagradáveis na mulher. Alterações no humor, dores fortes de cabeça, mal-estar, insônia, ondas de calor e diminuição da memória incomodam e deixam o organismo bastante desequilibrado.

No entanto, é possível amenizar todos esses sintomas cuidando bem da alimentação e ingerindo os nutrientes necessários para tornar os dias mais fáceis. Confira alguns desses alimentos a seguir!

1. Alimentos que aliviam as oscilações de humor

Com a diminuição dos níveis de estrogênio e progesterona, quadros de depressão, irritabilidade e de ansiedade podem aumentar. São alguns dos efeitos da menopausa mais temidos.

Para controlar esses sintomas, é indicado consumir aveia, pão e cereais integrais. Os alimentos ricos em magnésio auxiliam na diminuição da irritação em específico.

As massas também são indicadas, mas sempre inclua folhas de manjericão e outras folhas verdes.

Frutas como a banana e o abacate são recomendadas. E se gostar de chá, o indicado é o de erva-cidreira. Óleo de nozes, lentilha e outras sementes também amenizam os sintomas.

2. Alimentos que aliviam as ondas de calor dos efeitos da menopausa

Os mais aconselhados são os alimentos ricos em ômega-3, como o salmão, e as fibras. Eles aliviam as ondas de calor, protegem contra doenças do coração e ajudam a manter a saúde do intestino.

Consuma brócolis, couve-flor, pão de soja, repolho, tofu, sementes de girassol ou gergelim e molho de tomate.

Você pode ainda adicionar uma ou duas colheres de sopa de linhaça na salada ou no iogurte. Três colheres de sopa de soja cozida equivalem a 50 miligramas de isoflavonas, segundo o site Minha Vida. As isoflavonas ajudam a diminuir a intensidade do calor e a sudorese.

efeitos da menopausa

3. Alimentos que previnem a osteoporose

O avanço da idade diminui a densidade mineral dos ossos, e um dos efeitos da menopausa pode ser a propensão a osteoporose. Por isso, é recomendado o consumo de alimentos ricos em cálcio.

Leites e derivados, iogurte, queijo de soja, nabo, brócolis, folha de mostarda e sardinha são escolhas incríveis, nesse caso.

Atente-se para o consumo de alimentos que dificultam a absorção do cálcio, como aqueles ricos em cafeína e ferro. Se consumidos em uma mesma refeição, como a carne no almoço, acompanhada do purê de batatas, o cálcio do leite para preparar o purê não será bem absorvido.

4. Alimentos que diminuem o inchaço e o acúmulo de gordura

O chá branco tem um efeito antioxidante e ajuda a eliminar as toxinas do organismo, controlando o acúmulo de gordura visceral. Diminua o consumo de sódio para reduzir o inchaço no corpo. Reduzir o sal também trará benefícios e ajudará nos efeitos da menopausa.

Além disso, evite os alimentos industrializados e enlatados. Se você for consumir conservas, devem-se lavar bem com água, antes de comê-las.

5. Alimentos que estimulam a libido

Baunilha e gengibre podem estimular a lubrificação feminina. Junto dessas boas opções, sementes de abóbora, avelãs, gemas de ovos e frutos do mar também podem ser incentivadores da libido.

Alimentos que melhoram a circulação ainda são aliados do apetite sexual. São eles: figo, alcachofra e as amêndoas.

Uma taça de vinho tinto também pode aumentar o desejo sexual, segundo pesquisa da Universidade de Florença, na Itália.

Não espere a meia-idade chegar para adotar uma alimentação saudável. Quanto mais cedo começar as mudanças, melhor será o equilíbrio hormonal no futuro. E você terá mais chances de afastar os efeitos da menopausa. Além disso, busque o tratamento natural para menopausa.

O que achou dessas dicas de alimentos? Deixe aqui o seu comentário!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×